Identificação:
Tele sala:
Tutor responsável:
Tema:
Educação infantil e creche.
Como são as crianças que começam sua educação
em uma creche e quais os pontos positivos e os negativos para aquela criança
que não freqüentou uma creche.
Problema:
Qual a importância de freqüentar
creches na vida das crianças?
Objetivos:
Pesquisar e analisar crianças que
freqüentam a creche e como é seu desenvolvimento psicomotor, pedagógico entre
outros.
Identificar possíveis dificuldades entre as
crianças freqüentadoras e não freqüentadoras quais são as diferenças entre
elas.
Justificativas:
Pretendo analisar crianças que
freqüentam ou freqüentaram creches e como foram seus desenvolvimentos e assim
poder compará-las com crianças que não foram para a creche e se estas tiveram os
mesmos desenvolvimentos. Por que a educação infantil a meu ver começa na creche
e ela é muito significativa para um bom desenvolvimento para a criança.
Na creche/escola, ela conviverá com
outras crianças da mesma faixa etária, que poderão apresentar comportamentos e
atitudes, muitas vezes, diferentes das suas. Nesse novo ambiente, ela
encontrará normas e regras, nem sempre as mesmas com as quais está habituada;
terá novos aprendizados, inclusive o de compartilhar com outros o mesmo
brinquedo. É uma nova etapa do seu processo de individualização, o qual a
acompanhará ao longo da vida, através da ampliação constante de novas
experiências. A creche é um continente,
um universo que promove uma construção da rede de cuidados sobre toda a
família.
Tem a
função de educar, conduzir ao exterior, otimizar a criança para que ela possa
desenvolver seu próprio ponto de vista.
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Tem
que permitir a narrativa corporal, a subjetivação da criança, que é o seu
desenvolvimento cognitivo, por via corporal e da fala. Tudo isso começa com um
bom educador ao qual vai ser muito positivo para essas crianças.
O educador deve:
- Permitir o desenvolvimento de relações de confiança
e de prazer através de atenção, gestos, palavras e atitudes;
- Estabelecer limites claros e seguros que permitam à
criança sentir-se protegida de decisões e escolhas para as quais ela ainda não
tem maturidade suficiente;
- Permitir o desenvolvimento de autonomia e
autoconfiança sempre que possível;
- Ser verbalmente estimulante, com capacidade de
empatia e de responsabilidade, promovendo a linguagem da criança através de
interações recíprocas e o seu desenvolvimento sócio-emocional;
- Através de observações cuidadosas, conhecimento e
uso imaginativo de diferentes recursos, oferecerem atividades interessantes e
envolventes que permitam à criança oportunidades de concentração, descoberta e
de júbilo pelo sucesso e vitória;
- Ser capaz de articular o jogo e as necessidades das
crianças.
A partir deste contexto a criança fica mais preparada
para sua realidade escolar e com certeza mais segura quando entra nesta face.
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A educação infantil cresce de forma acelerada no mundo inteiro em
função de:
●a necessidade da
família de uma instituição que se encarregue do cuidado e da educação de seus
filhos pequenos
· os argumentos advindos das ciências que investigam o processo de desenvolvimento
humano que indicam a primeira infância como período crítico desse processo;
●a compreensão de que o
ser humano tem direito ao cuidado e à
educação desde o nascimento, sendo a educação elemento constitutivo
da pessoa;
●o direito dos
trabalhadores, pais ou responsáveis, à educação de seus
filhos e dependentes de zero a seis anos,
●aumento do número médio
de anos de estudos / escolaridade / nível de
instrução, da qualidade do emprego, do nível de renda, da
produtividade e da saúde dos futuros adultos e de suas famílias;
●redução dos índices de
fracasso escolar (repetência), de fertilidade, de
pobreza, de criminalidade, de delinqüência e de pessoas assistidas
pelo serviço social.
São as razões de ordem econômica (incorporação da mulher ao mudo do trabalho) e social (níveis de pobreza da população) as que mais têm pesado na expansão da demanda por educação infantil e no seu atendimento por parte do Poder Público.
No Brasil, a educação das crianças menores
de 7 anos tem uma história de cento e cinqüenta anos. Seu crescimento, no
entanto, deu-se principalmente a partir dos anos 70 e vem se acelerando.
Tendo em vista tudo isso vem à importância
da creche já que é um lugar a onde os pais saem para trabalhar e deixam seus
filhos.
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Cresce
o número de pais que trabalham fora e dependem da creche ao qual serve para os
primeiros passos para a aprendizagem entre outros fatos importantes.
A
creche é uma instituição educacional, onde a criança participa de atividades
que estimulam o desenvolvimento infantil e a aprendizagem, fase preparatória
para a alfabetização. “Por isso o governo vem investindo na atualização dos
profissionais da Educação, para ampliar conhecimentos e aperfeiçoar práticas
pedagógicas, medido que melhoram a qualidade do ensino e o desempenho dos
alunos”.
Capacitar os dinamizadores de educação
infantil para que, além dos cuidados básicos de alimentação, higiene e sono das
crianças matriculadas nas creches municipais ou particulares, também promovam
ações orientadas que estimulem a aprendizagem, este é um dos principais
objetivos de uma boa creche.
Cronogramas: Será realizado mensalmente
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