Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Exemplo de um Tcc projeto.

Identificação:

Tele sala:
Tutor responsável:

Tema: Educação infantil e creche.
 Como são as crianças que começam sua educação em uma creche e quais os pontos positivos e os negativos para aquela criança que não freqüentou uma creche.

Problema: Qual a importância de freqüentar creches na vida das crianças?

Objetivos: Pesquisar e analisar crianças que freqüentam a creche e como é seu desenvolvimento psicomotor, pedagógico entre outros.
 Identificar possíveis dificuldades entre as crianças freqüentadoras e não freqüentadoras quais são as diferenças entre elas.

Justificativas: Pretendo analisar crianças que freqüentam ou freqüentaram creches e como foram seus desenvolvimentos e assim poder compará-las com crianças que não foram para a creche e se estas tiveram os mesmos desenvolvimentos. Por que a educação infantil a meu ver começa na creche e ela é muito significativa para um bom desenvolvimento para a criança.
           Na creche/escola, ela conviverá com outras crianças da mesma faixa etária, que poderão apresentar comportamentos e atitudes, muitas vezes, diferentes das suas. Nesse novo ambiente, ela encontrará normas e regras, nem sempre as mesmas com as quais está habituada; terá novos aprendizados, inclusive o de compartilhar com outros o mesmo brinquedo. É uma nova etapa do seu processo de individualização, o qual a acompanhará ao longo da vida, através da ampliação constante de novas experiências. A creche é um continente, um universo que promove uma construção da rede de cuidados sobre toda a família.   
        Tem a função de educar, conduzir ao exterior, otimizar a criança para que ela possa desenvolver seu próprio ponto de vista.
                                                                                                                                 2
                                                                                                                           
      Tem que permitir a narrativa corporal, a subjetivação da criança, que é o seu desenvolvimento cognitivo, por via corporal e da fala. Tudo isso começa com um bom educador ao qual vai ser muito positivo para essas crianças.
            O educador deve:
- Permitir o desenvolvimento de relações de confiança e de prazer através de atenção, gestos, palavras e atitudes; 
- Estabelecer limites claros e seguros que permitam à criança sentir-se protegida de decisões e escolhas para as quais ela ainda não tem maturidade suficiente; 
- Permitir o desenvolvimento de autonomia e autoconfiança sempre que possível; 
- Ser verbalmente estimulante, com capacidade de empatia e de responsabilidade, promovendo a linguagem da criança através de interações recíprocas e o seu desenvolvimento sócio-emocional; 
- Através de observações cuidadosas, conhecimento e uso imaginativo de diferentes recursos, oferecerem atividades interessantes e envolventes que permitam à criança oportunidades de concentração, descoberta e de júbilo pelo sucesso e vitória; 
- Ser capaz de articular o jogo e as necessidades das crianças.
A partir deste contexto a criança fica mais preparada para sua realidade escolar e com certeza mais segura quando entra nesta face.

3
A educação infantil cresce de forma acelerada no mundo inteiro em
função de:


a necessidade da família de uma instituição que se encarregue do cuidado e da educação de seus filhos pequenos
· os argumentos advindos das ciências que investigam o processo de desenvolvimento humano que indicam a primeira infância como período crítico desse processo;
a compreensão de que o ser humano tem direito ao cuidado e à
educação desde o nascimento, sendo a educação elemento constitutivo da pessoa;
o direito dos trabalhadores, pais ou responsáveis, à educação de seus
filhos e dependentes de zero a seis anos,
aumento do número médio de anos de estudos / escolaridade / nível de
instrução, da qualidade do emprego, do nível de renda, da produtividade e da saúde dos futuros adultos e de suas famílias;
redução dos índices de fracasso escolar (repetência), de fertilidade, de
pobreza, de criminalidade, de delinqüência e de pessoas assistidas pelo serviço social.

São as razões de ordem econômica (incorporação da mulher ao mudo do trabalho) e social (níveis de pobreza da população) as que mais têm pesado na expansão da demanda por educação infantil e no seu atendimento por parte do Poder Público.
No Brasil, a educação das crianças menores de 7 anos tem uma história de cento e cinqüenta anos. Seu crescimento, no entanto, deu-se principalmente a partir dos anos 70 e vem se acelerando.

Tendo em vista tudo isso vem à importância da creche já que é um lugar a onde os pais saem para trabalhar e deixam seus filhos.

    4
Cresce o número de pais que trabalham fora e dependem da creche ao qual serve para os primeiros passos para a aprendizagem entre outros fatos importantes.
A creche é uma instituição educacional, onde a criança participa de atividades que estimulam o desenvolvimento infantil e a aprendizagem, fase preparatória para a alfabetização. “Por isso o governo vem investindo na atualização dos profissionais da Educação, para ampliar conhecimentos e aperfeiçoar práticas pedagógicas, medido que melhoram a qualidade do ensino e o desempenho dos alunos”.
        Capacitar os dinamizadores de educação infantil para que, além dos cuidados básicos de alimentação, higiene e sono das crianças matriculadas nas creches municipais ou particulares, também promovam ações orientadas que estimulem a aprendizagem, este é um dos principais objetivos de uma boa creche.


Cronogramas: Será realizado mensalmente

Nenhum comentário:

Postar um comentário