Dia internacional do livro infantil.
Foi escolhido o dia 18 de abril para homenagear um grande escritor brasileiro e este é o Monteiro Lobato, seu nome completo é José Bento Monteiro Lobato .
Ele escreveu também para adultos e criou personagens famosos como a boneca
Emília.
O Sitio do Pica-Pau amarelo é uma de sua maior obra literária.
Vamos fazer uma atividade diferente com as crianças?
1° Assista um DVD do Sitio do Pica-pau Amarelo com as crianças.
2° Faça uma atividade com perguntas sobre o vídeo assistido.
3° E passe este pequeno no texto contando sobre o dia internacional do livo infantil.
Segue dicas:
a) O dia nacional do livro infantil é comemorado
em.................................................................
b) Qual escritor brasileiro é homenageado neste dia?
......................................................................
c) Você jã assistiu o Sitio do Pica-Pau Amarelo, conhece a Emília a boneca de pano?
......................................................................
d) Vamos fazer um desenho bem bonito da Boneca Emília para homenagear seu autor?
Dicas para trabalhos acadêmicos . Educação Infantil. Atividades e outros...
sábado, 14 de abril de 2012
PCN-TEXTO
“Cabe a escola viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpretá-los. Isso inclui os textos das diferentes disciplinas, com os quais o aluno se defronta sistematicamente no cotidiano escolar e, mesmo assim, não consegue manejar, pois não há um trabalho planejado com essa finalidade”. (PCN, 1997, p.30)
Língua materna.
As práticas pedagógicas de língua materna tem sido alvo de uma constante preocupação. Afinal, muitas são as dificuldades dos alunos no que diz respeito ao desenvolvimento da proficiência em leitura e compreensão de texto. No entanto, não podemos esquecer que é papel da escola como um todo tornar nossos alunos capazes de utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo fazer uso de informações contidas nos textos, bem como conhecer e analisar criticamente os usos da língua como veículo de valores e preconceitos de classe, credo, gênero ou etnia.
Hiliana Alves dos Santos
Soraya Pedrosa B. B. da Silveira
Hiliana Alves dos Santos
Soraya Pedrosa B. B. da Silveira
A leitura...
A leitura e a escrita são pontes incontestáveis para que haja uma inclusão do indivíduo dentro da sociedade.
Tendo a escola à responsabilidade de sistematizar esses saberes, salienta-se que não é papel apenas do professor de língua portuguesa utilizar-se do texto para que haja uma aquisição significativa da linguagem.
Outras disciplinas do Ensino Fundamental deveriam utilizar textos concretizados através dos gêneros disponíveis na sociedade e tipos formando conjunto com fim comum: a inserção do aluno no mundo letrado.
Reconhecendo sua importância na sala de aula sugerimos que a utilização do texto aconteça com mais freqüência e que este uso possa articular-se coerentemente dentro de uma proposta interdisciplinar articulada entre as áreas de conhecimento.
Hiliana Alves dos Santos
Soraya Pedrosa B. B. da Silveira
Tendo a escola à responsabilidade de sistematizar esses saberes, salienta-se que não é papel apenas do professor de língua portuguesa utilizar-se do texto para que haja uma aquisição significativa da linguagem.
Outras disciplinas do Ensino Fundamental deveriam utilizar textos concretizados através dos gêneros disponíveis na sociedade e tipos formando conjunto com fim comum: a inserção do aluno no mundo letrado.
Reconhecendo sua importância na sala de aula sugerimos que a utilização do texto aconteça com mais freqüência e que este uso possa articular-se coerentemente dentro de uma proposta interdisciplinar articulada entre as áreas de conhecimento.
Hiliana Alves dos Santos
Soraya Pedrosa B. B. da Silveira
Trabalhando com texto.
As crianças adoram os clássicos portanto escolhi este.
A Cigarra e a Formiga.
Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou:
- Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para gente aproveitar! O verão é para gente se divertir!
- Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno.
Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque. Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer.
Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha.
A cigarra então aconselhou:
- Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar!
A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga.
Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo, olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a vidinha boa.
A rainha das formigas falou então para a cigarra:
- Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio.
A cigarra nem ligou, fez uma reverência para rainha e comentou:
- Hum!! O inverno ainda está longe, querida!
Para cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã. Para que construir um abrigo? Para que armazenar alimento? Pura perda de tempo.
Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga.
Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio.
Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.
Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra: - No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós.
Para cigarra e paras formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.
Atividade
Depois de apresentar o texto para os alunos peçam a eles que conte a história através de desenhos.
Eles iram fazer os desenhos do jeito que eles entenderam a história e objetivo da aula é de trabalhar com a imaginação da criança e observar o significado da história para eles.
A Cigarra e a Formiga.
Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou:
- Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para gente aproveitar! O verão é para gente se divertir!
- Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno.
Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque. Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer.
Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha.
A cigarra então aconselhou:
- Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar!
A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga.
Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo, olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a vidinha boa.
A rainha das formigas falou então para a cigarra:
- Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio.
A cigarra nem ligou, fez uma reverência para rainha e comentou:
- Hum!! O inverno ainda está longe, querida!
Para cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã. Para que construir um abrigo? Para que armazenar alimento? Pura perda de tempo.
Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga.
Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio.
Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.
Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra: - No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós.
Para cigarra e paras formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.
Atividade
Depois de apresentar o texto para os alunos peçam a eles que conte a história através de desenhos.
Eles iram fazer os desenhos do jeito que eles entenderam a história e objetivo da aula é de trabalhar com a imaginação da criança e observar o significado da história para eles.
Karl Marx e a Educação
Karl Marx não elaborou uma teoria da educação, não se debruçou sobre o tema como Rousseau, Durkheim ou Bourdieu. No entanto, sua obra nos legou alguns princípios importantes que devem ser levados em conta se quisermos estabelecer uma prática educacional transformadora do contexto social no qual estamos inseridos ? o capitalismo.
Sua obra é muito interessante e vale apena ver mais sobre ela.
Faça uma pesquisa mais abrangente sobre Karl Mark.
www.webartigos.com/artigos/karl-marx-e-a-educacao
Sua obra é muito interessante e vale apena ver mais sobre ela.
Faça uma pesquisa mais abrangente sobre Karl Mark.
www.webartigos.com/artigos/karl-marx-e-a-educacao
Escola e Democracia.
Dermival Saviani.
Coerente com o período da democratização do país e da luta pela educação pública de qualidade e gratuita para todos na década de 8o ele escreveu uma obra que que nos dias de hoje é considerado um clássico; o livro a Escola e Democracia (1989)
Abaixo segue um pouco sobre esta obra fascinante para educação e para nós educadores.
O livro "Escola e Democracia" é uma tentativa de esclarecimento da situação da Educação, senão ao menos uma melhor compreensão de sua relação com os diferentes aspectos da sociedade, da história e dos momentos políticos.
Coerente com o período da democratização do país e da luta pela educação pública de qualidade e gratuita para todos na década de 8o ele escreveu uma obra que que nos dias de hoje é considerado um clássico; o livro a Escola e Democracia (1989)
Abaixo segue um pouco sobre esta obra fascinante para educação e para nós educadores.
O livro "Escola e Democracia" é uma tentativa de esclarecimento da situação da Educação, senão ao menos uma melhor compreensão de sua relação com os diferentes aspectos da sociedade, da história e dos momentos políticos.
Destaca também as diferenças entre a pedagogia tradicional, a nova e a tecnicista e sua relação com o problema da marginalidade:
- Na pedagogia tradicional, a educação é vista como direito de todos e dever do Estado, sendo a marginalidade associada à ignorância. A escola surge como um "antídoto", difundindo a instrução.
- Na Escola Nova, passa a ocorrer um movimento de reforma na pedagogia tradicional, na qual a marginalidade não é mais do ignorante e sim do rejeitado, do anormal e inapto, desajustado biológica e psiquicamente. A escola passa a ser então a forma de adaptação e ajuste dos indivíduos à sociedade.
- Por fim, o Tecnicismo define a marginalidade como ineficiência, improdutividade. A função da escola então passa a ser de formação de indivíduos eficientes, para o aumento da produtividade social, associado diretamente ao rendimento e capacidades de produção capitalistas.
O autor depois discorre sobre as "teorias crítico-reprodutivistas", nas quais não pode ser possível "compreender a educação senão a partir dos seus condicionantes sociais"2.
Estas teorias consideram a Educação como um instrumento da classe dominante capaz de reproduzir o sistema "dominante-dominado", sendo responsável pela marginalização, uma vez que percebe a dependência da educação em relação à sociedade, tendo em sua estruturação a reprodução da sociedade na qual ela se insere.
Pesquise a obra completa.
www.efdeportes.com/efd79/saviani.htm
INGE,Renat Frose Suhr. Teorias do conhecimento pedagógico.Editora IBPEX.
Assinar:
Postagens (Atom)