Páginas

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Como fazer um Portifólio

O uso de portfólios na educação constitui uma estratégia que tem procurado corresponder às necessidades de aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino-aprendizagem, de modo a assegurar-lhe, a cada vez, melhor compreensão e mais elevados índices de qualidade.
Tem-se desenvolvido esforços no sentido de uma melhor compreensão das implicações positivas que possam decorrer da sua utilização como estratégia de formação, de investigação, de avaliação e ainda como estratégia de investigação ao serviço da qualidade da formação.
Ao realizar-se, vai existir uma estimulação quer ao nível reflexivo, quer ao nível da conscientização das pessoas que os realizam.
O portfólio apresenta múltiplos aspectos e dimensões da aprendizagem, enquanto construção de conhecimentos e, desta, enquanto condição de desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. Assim, com o aprofundamento e a apreciação das perspectivas educacionais, esta estratégia não apenas vai contribuir para uma estruturação inter-pessoal do conhecimento, como também vai facilitar, se desenvolvida ao longo de um período de tempo, a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem. Através do uso do portfólio, podem-se tornar reconhecíveis, quer a natureza, quer a importância das relações interpessoais desenvolvidas nos processos de ensino-aprendizagem.

Como principal evidência do uso do portfólio podem referir-se:
Promover o desenvolvimento reflexivo dos participantes;
Estimular o processo de enriquecimento conceptual, através do recurso às múltiplas fontes de conhecimento em presença;
Fundamentar os processos de reflexão para, na, e sobre a ação, quer na dimensão pessoal, quer profissional;
Garantir mecanismos de aprofundamento conceptual continuado, através do relacionamento em feedback entre membros das comunidades de aprendizagem;
Estimular a originalidade e criatividade individuais no que se refere aos processos de intervenção educativa, aos processos de reflexão sobre ela e à sua explicação, através de vários tipos de narrativa;
Contribuir para a construção personalizada do conhecimento para, em e sobre a ação, reconhecer-lhe a natureza dinâmica, flexível, estratégica e contextual;
Facilitar os processos de auto e hetero-avaliação, através da compreensão atempada dos processos.

Segundo Villas Boas "o portfólio é um procedimento de avaliação que permite aos alunos participar da formulação dos objetivos de sua aprendizagem e avaliar seu progresso. Eles são, portanto, participantes ativos da avaliação, selecionando as melhores amostras de seu trabalho para incluí-las no portfólio" (Currículo e avaliação - Indagações sobre Currículo)

“Portfolios são documentos personalizados do percurso de aprendizagem, são ricos e contextualizados. Contêm documentação organizada com propósito específico que claramente demonstra conhecimentos, capacidades, disposições e desempenhos específicos alcançados durante um período de tempo. Os Portfolios representam ligações estabelecidas entre acções e crenças, pensamento e acção, provas e critérios. São um meio de reflexão que possibilita a construção de sentido, torna o processo de aprendizagem transparente e a aprendizagem visível, cristaliza perspectivas e antecipa direcções futuras.” (Jones & Shelton, 2006: 18-19)

O portfólio também pode ser usado na educação, tanto por alunos como por professores, com o objectivo de fazer uma reflexão crítica sobre o seu processo acadêmico, visando a melhoria de competências, atitudes ou conhecimentos. Normalmente é uma coletânea de documentos ligada a um texto seguindo uma lógica reflexiva. Normalmente tem uma estrutura próxima da que se segue:
Capa,
Índice,
Introdução,
Hipótese,
Desenvolvimento pessoal,
Desenvolvimento social,
Desenvolvimento académico,
Anexos e
Bibliografia.

Wikipédia
Se precisar de um modelo é só comentar.


Como usar uma citação.


Citações
“Citação é a menção no texto de informação extraída de outra fonte para
esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado”. (VIEIRA, 2003, p. 47).
As citações podem ser:
• Diretas: transcrição dos conceitos do autor consultado. Podem ser
curtas ou longas.
• Indiretas: Refere-se ao texto redigido pelo autor do trabalho baseado
em idéias de um ou mais autores.

  Citação de citação: transcrição direta ou indireta de um texto em que
não se teve acesso ao original.
Citações Diretas
Citação Curta: citação com até três linhas, transcrita no texto, entre aspas.

 EXEMPLO
Para Larroyo (1982, p. 15) a educação é “um fato que se verifica desde as origens
da sociedade humana. Caracteriza-se como um processo por obra do qual as
gerações jovens vão adquirindo os usos e costumes”.


Citação Longa: com mais de três linhas, deve se observar um recuo de 4 cm da
margem esquerda. A segunda linha e seguintes são alinhadas sob a primeira letra
do texto da citação. O texto citado é apresentado sem aspas e transcrito em letra
menor - letra Arial, tamanho 10.


EXEMPLO

Para Dogmen (1997, p.24), a EAD é:

                  uma forma sistematicamente organizada de auto-estudo onde o aluno se
                  instrui a partir do material de estudo que lhe é apresentado, onde o
                  acompanhamento e a supervisão do estudante são levados a cabo por um
                  grupo de professores. Isto é possível de ser feito à distância através da
                  aplicação de meios de comunicação capazes de vencer longas distâncias.


Citações Indiretas
É o texto redigido pelo autor do trabalho com base em idéias de outro autor
(res), que deve, contudo, traduzir fielmente o sentido do texto original. A citação
indireta pode aparecer sob a forma de paráfrase ou de condensação, porém jamais
dispensa indicação da fonte.


EXEMPLO
Conforme Estela (1980, p. 56), os resultados das ciências que se dedicam ao estudo
dos fenômenos da Educação, embora válidos em si próprios, apresentam interesse
limitado à Pedagogia.




Como fazer RESUMO.


Resumo
Resumo é apresentação concisa do texto, destacando-se os aspectos de
maior interesse e importância, ou seja, o objetivo, o método, os resultados e as
conclusões do trabalho. Evitar o uso de citações.

Deve ser redigido em um único parágrafo, em espaço simples, em página
distinta e ter no máximo 500 palavras. Deve ser auto-explicativo utilizando a terceira
pessoa no singular e dando preferência ao verbo na voz ativa. A primeira frase deve
ser significativa, explicando o tema principal do trabalho.

O resumo deve destacar:
• Elementos bibliográficos; sua ficha técnica;
. Sobrenome do autor, nome.
. Título da obra.
. Local de publicação de texto.
. Editora.
. Ano.
. Páginas.
• Tipo de texto, o gênero que se filia (literário, didático, acadêmico);
• Resumo do conteúdo: assunto do texto, objetivo, métodos, critérios
utilizados, conclusões do autor da obra resumida.
Os resumos podem ser de caráter informativo, indicativo, informativo, indicativo
e resumo crítico.

Resumo Informativo
Expõe finalidades, metodologia, resultados e conclusões.

Resumo Indicativo
Indica os pontos principais do texto, não apresenta dados qualitativos,
quantitativos. Adequado a catálogos de editoras. Apenas descreve a natureza, a
forma e o objetivo do documento.

Resumo Informativo/Indicativo
Combinação dos dois tipos.
Resumo Crítico (recensão e resenha)
Análise interpretativa do documento.