O Relatório de Estágio deve ser escrito de acordo com as Normas Acadêmicas.
A parte textual do Relatório de Estágio (constituída por Introdução,
Desenvolvimento e Considerações Finais), deve ter no mínimo, 10 (dez) páginas e,
no máximo, 20 (vinte) páginas. (conforme o que pedir sua instituição).
O Estágio e elaboração de seu respectivo Relatório devem ser realizados individualmente.
SUMÁRIO ( ABAIXO É SÓ UM EXEMPLO)
1 INTRODUÇÃO...................................................................................................03
2 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA OU PROJETO.....................................................04
3 CARACTERIZAÇÃO DOS EDUCANDOS ............................................................05
4 ATIVIDADES DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO. ....................................................06
5 PARECER DO ESTÁGIO....................................................................................07
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................08
REFERÊNCIAS ....................................................................................................09
APÊNDICE 1 - PLANOS DE AULA (SE HOUVER) .................................................10
Começa a contagem de paginas desde a capa, mas este só começa aparecer na introdução.
INTRODUÇÃO
Apresentar o tema Estágio Supervisionado.
Indicar os objetivos, (sua dimensão teórico-prática), justificar a importância
(mencionar a importância do estágio para a formação do profissional da educação) e
descrever a metodologia utilizada para o desenvolvimento do estágio; Descrever
sucintamente os itens que serão trabalhados dentro do Relatório.
*Este item deverá ter no mínimo 1 (uma) página e no
máximo 2 (duas) páginas e deve ser construído em
texto corrido.
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA OU DO seu PROJETO.
Elaborar o texto descrevendo o local onde é desenvolvido o seu trabalho, se é escola
(dizer qual bairro, se é Municipal, Estadual, Federal ou Privada), se é outro local,
caracterizá-lo, comentar como surgiu o projeto, no local etc. Ou seja,
comentar sobre o lugar onde é desenvolvida a seu trabalho.
**Este item deverá ter no mínimo 1 (uma) página e no
máximo 2 (duas) páginas e deve ser construído em
texto corrido.
CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Elaborar texto descrevendo a idade dos alunos (se for em uma escola), os materiais
didáticos, a formação da professora ou educadora, o sistema de avaliação.
Relatar como é o espaço físico destinado ao desenvolvimento das aulas (caso seu trabalho for de educação) Descrever a prática do profissional da instituição.
**Este item deverá ter no mínimo 2 (duas) páginas e
no máximo 4 (quatro) páginas e deve ser construído
em texto corrido.
PARECER DO ESTÁGIO
Relatar o que o aluno indaga com relação as aulas, à prática educativa no geral
após a realização do Estágio. É o momento de avaliar o para quê serviu o estágio
É o momento de expressar afirmações e indagações. Escrever sobre a concepção de
educação que pretende desenvolver em suas práticas pedagógicas e salientar
interrogações que têm sobre a educação e prática educativa e, no caso específico,
sobre a tal.
*Este item deverá ter no mínimo 1 (uma) página e no
máximo 2 (duas) páginas e deve ser construído em
texto corrido.
Este exemplo acima é de um estágio para escolas, mas serve como base para você criar o seu no seu curso, este será alterado pelo seu tema.
Quanto ao minimo e no máximo de paginas este deve ser consultado ao seu tutor.
E quanto ao trabalho individual ou em grupo, só seu tutor poderá te responder
Duvidas, vai direto ao ponto e assim que ler seu comentário eu responderei.
Dicas para trabalhos acadêmicos . Educação Infantil. Atividades e outros...
quinta-feira, 10 de maio de 2012
A História da LDB .
Com a promulgação da Constituição de 1988, a LDB anterior (4024/61) foi considerada obsoleta, mas apenas em 1996 o debate sobre a nova lei foi concluído.
A atual LDB (Lei 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da educação Paulo Renato em 20 de dezembro de 1996. Baseada no princípio do direito universal à educação para todos, a LDB de 1996 trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores, como a inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica
O texto aprovado em 1996 é resultado de um longo embate, que durou cerca de seis anos, entre duas propostas distintas. A primeira conhecida como Projeto Jorge Hage foi o resultado de uma série de debates abertos com a sociedade, organizados pelo Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública, sendo apresentado na Câmara dos Deputados. A segunda proposta foi elaborada pelos senadores Darcy Ribeiro, Marco Maciel e Maurício Correa em articulação com o poder executivo através do MEC.
A principal divergência era em relação ao papel do Estado na educação. Enquanto a proposta dos setores organizados da sociedade civil apresentava uma grande preocupação com mecanismos de controle social do sistema de ensino, a proposta dos senadores previa uma estrutura de poder mais centrada nas mãos do governo. Apesar de conter alguns elementos levantados pelo primeiro grupo, o texto final da LDB se aproxima mais das idéias levantadas pelo segundo grupo, que contou com forte apoio do governo FHC nos últimos anos da tramitação.
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O QUE É DIVERSIDADE CULTURAL?
Diversidade
cultural tem como função unir todas as diferenças culturais em uma única, bem
como a forma que se organizam e suas concepções religiosas e mor ais, utilizando
a linguagem, as danças, a maneira de se vestir e suas tradições, o termo diz
respeito a variedade de idéias, caracterizando os diferentes elementos da
convivência e de determinados assuntos, referindo se também a crenças e a
padrões de tempo e espaço, de d iferentes ângulos de visões e abordagem, a
diversidade cultural é indicada para pessoas que são ligadas ao conceito de
pluralidade, e podem encontrar uma comunhão na tolerância mutua.
A diversidade cultural é um caminho
que abrange boa parte das pessoas, dando a todos o direito de expressão,
proporcionando as muitas sociedades que surgiram separadas e sentindo
diferenças culturais o direito de se expressarem através de suas culturas,
essas diferenças culturais que existem entre os povos, também fazem com
que exista variações na forma de como as sociedades se organizam, e a
maneira que interagem no seu ambiente mudando suas concepções.Importante dizer
que a diversidade cultural preserva a sobrevivência e a longo prazo as culturas
indígenas que são tão importantes para humanidade assim como a conservação de todas
as espécies existentes no ecossistema.
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