SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO......................................................................03
2-RELATORIO DO SEMINARIO FINAL DE ESTAGIO...........05
2-1 Estagio do ensino médio....................................................05
2-2 Estagio do
EJA...................................................................06
2-3 Estagio de 4 a 6
anos.........................................................09.
3-CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................12
4-REFERÊNCIAS.....................................................................13
1- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de mostrar
os três estágios ao qual mais me realizei profissionalmente. Todos os estágios
foram muito proveitosos, mas esses com certeza se sobressaíram entre todos os
outros.
Destaco
a seguir os estágios que são: o Estágio do EJA, Ensino Médio e 4 a 6 anos.
Neste presente relatório tenho a oportunidade de falar novamente
sobre estes estágios e o quanto foi gratificante de fazê-los alem do que
aprendi muito, tanto teoricamente quanto na prática.
Para o curso de pedagogia este
trabalho de estágio é muito importante, temos muitas duvidas e como muitos
alunos do curso ainda não tiveram contato com a sala de aula e ainda não
atuarão como docente acabam tendo varias duvidas e alguns anseios em sua
atuação como professores no futuro e por isso temos os estágios. O estágio, na maioria
das vezes, é o primeiro contato do futuro educador com a realidade escolar,
oportunizando compartilhar construções de aprendizagem, bem como a aplicação do
aprendizado teórico na prática da profissão escolhida.
Durante
o estágio supervisionado é possível a aplicação e concretização dos
conhecimentos teóricos obtidos durante o curso é a oportunidade para nos
professores em formação nos ensinar os princípios de cidadania e de
responsabilidade social. Para que todas as atividades pedagógicas sejam
desenvolvidas de forma coerente e fundamental a supervisão do professor
orientador.
No
relatório final podemos recapitular todo este trabalho maravilhoso que são os
estágios e o quanto é importante para nos acadêmicos.
Porque
todo estágio é constituído pela construção de saberes docentes a partir de
práticas pedagógicas e no estabelecimento de relações com a formação docente.
Para este fim, as ações sistêmicas e reflexivas dos docentes e alunos se
articulam de modo a que possibilitem tecer relações na complexidade e na
pluralidade. Privilegia-se, neste processo, a articulação entre os saberes
construídos no cotidiano das práticas pedagógicas com a formação docente. Tendo
como pressuposto a junção entre teoria e prática, a atividade reflexiva deve
constituir na nossa formação de professores.
Métodos
estudados para tal trabalho primeiramente rever os estágios anteriores sendo
estes teoricamente depois através da experiência vivida sobre os três estágios,
recordar sobe o trabalho desenvolvido ao longo do curso e conseqüentemente as
ações que nos levam a relacionar o processo de ensino e de aprendizagem com
conteúdos articulados de forma crítica e constituídos significativamente por
nós alunos e por meio do estabelecimento e de um contato direto com a realidade
escolar.
Neste
trabalho será feito uma reavaliação de todos os fatos importante sobre o
estágio, ou seja, dos estágios escolhidos.
Qual
sua importância através da observação de espaços escolares e planejamento,
pesquisa, estudos e reflexão das situações didáticas na prática pedagógica,
projetos, etc.
Procurei
fazer este relatório através de conversação e debates, porque temos opiniões e
sugestões de todos e o que podemos fazer para melhor o ensino nos que mais
precisam ser mudados urgentemente também podemos comparar as opiniões para não
estarmos sendo muitos críticos em pequenos detalhes.
As
opiniões variadas nos mostram um caminho a seguir porque se trabalharmos juntos
para um bem querer será mais fácil.
2-Relatório
Seminário Final de estagio
Este trabalho é muito importante e também quer
dizer que estamos no final e nada mais gratificante do que recordar estes três
estágios ao qual foi escolhido e que por sinal foi prazeroso em fazê-los.
Podemos conceituar Estágio
Supervisionado, portanto, como qualquer atividade que propicie a nós aluno a adquirir experiência profissional específica
e que contribua, de forma eficaz, para nossa absorção pelo mercado de trabalho.
O objetivo do estágio é proporcionar
para nós o aluno a oportunidade de aplicar nossos conhecimentos acadêmicos em
situações da prática profissional clássica, criando a possibilidade do
exercício de suas habilidades. Esperamos que, com isso, nós o aluno tenhamos a
opção de incorporar atitudes práticas e que nos falca adquirir uma visão
crítica de nossa área de atuação profissional.
Como citação deixo abaixo um texto
que expressa tudo que sinto em relação a educação.
Não há ensino sem pesquisa e pesquisa
sem ensino. Esses quefazeres se
encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continua buscando,
reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago.
Pesquiso para constatar, constatando, intervenho intervindo educo e me educo.
Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade.
(Freire, 1996, p. 14).
2-1
ESTÁGIO DO ENSINO MÉDIO.
Gostaria de começar pelo relatório de
estágio supervisionado do ensino médio. Não fiz este estágio sozinha, fiz com
uma colega de curso, mas vou relatar o que aprendi e o que este estágio
contribui com minha formação.
Foi
realizado no segundo ano do ensino médio de uma escola particular Adventista
situada em Gravataí RS, no bairro Monte Belo,
Esta
escola foi criada para atender os filhos de membros da igreja Adventista do sétimo
dia, visando uma educação de valores.
Mas
o mesmo não aconteceu porque a escola acabou aceitando alunos de todas as
congregações, o diferencial desta escola por ser uma escola particular me
chamou a atenção em um detalhe, era construída em um bairro muito pobre e
também dos 700 alunos que havia na escola quando foi feito o estágio, 11 era da
redondeza e os outros eram de vários municípios.
Na
turma ao qual foi realizado o estágio eram de alunos com idade de 16 anos sendo
14 meninas e 12 meninos.
Os alunos ao entrarem na sala de aula e ao
depararem com uma estagiária ficaram logo mais agitados. Depois tudo ocorreu
normalmente e aceitaram esta nova pessoa em sua rotina escolar. A aula foi
muito boa a professora passou algumas lições e depois foi de mesa em mesa olhar
o resultado e nos proporcionou com uma atividade ao quais os conteúdos foram as
transformações trigonométricas, arco duplo, transformação em produto e gráficos
das funções trigonométricas, foi muito bom só que tive que estudar a matéria e
os conteúdos escolhidos porque já fazia tempo que não estudava o mesmo.O objetivo
do presente trabalho foi de realizar as devidas transformações trigonométricas
sendo estas as somas, as diferenças, os produtos o arco duplo.Não comentei
antes, mas nossa aula era de matemática.
Durante
estas atividades de estágio tive a oportunidade de me avaliar como educadora
através das práticas com profissionais experientes.
O
beneficio maior deste trabalho foi de ver que pude ter participação do
crescimento intelectual de uma criança.
Também
aprendi que não será fácil, mas com muita dedicação podemos ainda fazer a
diferença.
Durante
os estágios curriculares nos acadêmicos são orientados a buscar a possível
conciliação entre o próprio planejamento e as propostas de trabalho existentes
em ambientes escolares.
Neste
sentido o desenvolvimento das propostas de aprendizagem deve revelar uma
postura de professor (a) investigador (a) e considerar os sujeitos com os quais
irão interagir como capazes de construir, de forma autônoma, suas
aprendizagens.
2-2 ESTÁGIO DO EJA
No meu segundo estágio ao qual escolhi em
relatar eu aprendi muito, mas fiquei decepcionada com muitas coisas ao qual
presenciei.
Foi no estágio do EJA, Tramandaí RS, A EMEF São Francisco de Assis tem atualmente 14
salas de aula, uma sala multiuso, uma biblioteca, uma sala de apoio, refeitório
e banheiros. A escola localizada no bairro São Francisco de Assis I, atende
atualmente cerca de 680 alunos desde o 1º ano à 8ª série, nos turnos da manhã e
tarde.
As aulas são à noite
sendo que nem todos freqüentam as aulas, alguns optam por estudar pelos
polígrafos e só fazem as provas no dia marcado.
Neste estágio fiz sozinha, mas achei muitas
coisas errada porque as aulas são poucas e não tem nenhuma instrução os alunos
que conseguem passar são mais na sorte. Os
alunos poucos freqüentam as aulas e essas são para tirar duvidas dos polígrafos,
não tem trabalhos, testes e outros a avaliação é só através da prova que é
aplicada uma única vez sem recuperação e a média é seis. O curso é simples e
não oferece nada mais do que os alunos desejam que seja seu histórico escolar
completo.
Quanto à aprendizagem não
aprendem muito, os alunos sai deste curso sem formação nenhuma para um segundo
grau.
Não pude nem fazer uma
atividade porque mesmo se tivesse oportunidade para tal, não teria alunos que
estivesse a fim de realizar algumas, estão acostumadas com sua rotina o de ir a
aula de vez em quando tirar suas duvidas e depois fazer a prova.
Mesmo com tudo isso foi muito bom e significativo o estágio porque tive
a oportunidade de ver de perto porque nos dias de hoje os alunos não tem
preparação nenhuma e que antes aprendíamos muito mais nas escolas
principalmente o português e hoje eles os adolescentes não sabem falar direito
muito menos escrever.
Sou a favor aos avanços tecnológicos, mas ver uma criança escrever em um
computador dá até medo porque são
bobagens e erros ortográficos.
É através às vezes do
estágio que arrumo forças porque posso de repente fazer a diferença
principalmente na educação infantil porque é aonde tudo começa.
No começo da pesquisa achei
meio fraco o estágio, mas depois vi a importância deste estágio ao qual tirei
muitas duvidas e também confesso que muitos porem, tais como: se não tivesse
tanta repetência esses jovens poderiam ter uma educação com mais qualidade para
poder estudar em seu tempo real.
É fácil compreender que o
Estágio Supervisionado, talvez mais do que outros componentes curriculares,
traz essa mutualidade, em que os que ensinam e os que aprendem são sujeitos de
um processo, mais que de formação, de construção e de criação. Tendo isto em
vista podemos refletir como estão sendo preparados os alunos nos dias atuais e
o que podemos fazer para mudar o que achamos não estar certo e no caso da
educação de jovens e adultos, muita coisa podia mudar.
Podemos dar um estudo de
melhor qualidade mesmo este não sendo em tempo real.
As aulas poderiam ser com
mais pesquisas e trabalhos a fim de dar mais qualidades e quantidade de
informações.
É através da leitura e da
pesquisa que aprendemos e também nos leva a arte do português.
Desde pequenos eles tem que
aprender a ler e escrever e no caso do EJA muitos perderam esta etapa e aqueles
que só querem terminar o que começaram ao quais muitos têm seus motivos para
não ter terminado, devemos fazer uma reflexão juntos com os alunos e tentar
recomeçar no tempo ao qual foi interrompido. Esses alunos encontrão isso em uma
escola particular, mas eles podem ter este êxito também em uma escola que
oferece este curso de graça e com qualidade de ensino. Sei que o tempo é
curto,mas podemos dar a estes jovens subsídios para continuar sua educação no
segundo grau, não é fácil, mas como disse antes através das pesquisas e
trabalhos bem elaborados é possível.
A intenção é de levar o
aluno a querer aprender mais e mais e tomar gosto novamente aos estudos.
Na teoria de dar aula ao
EJA é uma, mas na prática deixam a desejar claro que estou comentando sobre a
escola ao qual fiz o estágio e a meu ver deixa muito a desejar e também já
freqüentei uma escola que eu era o aluno e passei a mesma situação não aprendi
nada e quando fiz o segundo grau duas disciplinas eu não conhecia e foi muito
difícil.
Eu consegui, mas tem muitos
que não consegue e desistem de vez do sonhado terminar os estudos. Temos muitos
objetivos para formar este cidadão, mas que seja com um ensino não só básico,
mas rico em conteúdos e sabedorias.
“ E através de um ensino com argumentos,
sugestões e principalmente a presença dos alunos em sala de aula teremos
êxitos. Se, na verdade, não estou no mundo para
simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível
mudá-lo sem certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que
tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela
coerente”
( Paulo Freiri)
2-3 ESTÁGIO DE 4 A 6 ANOS.
Este é o melhor porque desde que comecei o curso meu alvo é os
pequeninos e além do estágio supervisionado que faz parte do curso trabalhei um
ano inteiro dentro de uma escola com turma de 5 a 6 anos e foi muito importante
para meu aprendizado.
Foi na escola Anjo da
Guarda em Harmonia RS, Rua João Colling, 213.
Com uma pedagoga e uma
atendente de creche.
Uma cidade de alemão que
são muitos conservadores e egocêntricos é muito difícil a convivência nesta
cidade e são pessoas que não aceitam novidades. Foi muito difícil trabalhar lá
querem seguir todo o conteúdo teórico do curso da pedagogia, mas não sabem
praticá-los.
Mesmo este trabalho não sendo remunerado me
sentia realizada e foi através dele que conheci mais a escola e os alunos.
Trabalhei como estagiaria numa escolinha de educação infantil com bebes,
mas às vezes com as crianças de 5 anos e tive duvidas porque na minha aula quis
ensinar os alunos a escrever o nome e fui questionada por isso e por outras
profissionais não.
Como estamos em fase de crescimento na área da educação eu hoje se
tivesse autonomia em uma escola com certeza faria de novo.
Este estágio é importante porque tem o privilégio de
mostrar o dia a dia de uma escolinha entre outros tais como sua elaboração e
organização.
Contribui com um passo importante para uma boa realização de pesquisa e
reflexão sobre os dados assim coletados.
A finalidade da educação infantil
é o de acompanhar seu processo de construção pessoal e de conhecimentos,
proporcionando aos alunos desafios e vivencias necessária,
Podemos afirmar que o estágio não deverá se
prender aos limites de uma sala de aula, e sim que a escola como um todo deve se
tornar um espaço para a nossa prática.
Nas atuais circunstâncias é necessário que se crie ações coletivas de
embates para acabar com os estágios vistos como uma função burocrática, ou como
contemplação de modelos, a fim de que nesse espaço se crie condições para que
nós o aluno estagiário possa refletir que tipo de escola nós queremos ou vamos
precisar.
O estágio como um todo pode propiciar ao estudante através de um
conhecimento científico e teórico sólido oportunidades de vivenciar o cotidiano
de uma escola pública e nesse momento buscar uma formação política, através de
uma informação crítica, que o leve a buscar uma articulação com os seus
interesses profissionais.
É preciso que no estágio o futuro professor assuma politicamente o seu
conceito de qualidade e de escola pública de qualidade, além de procurar meios
de fortalecer a democratização dessa escola pública, para que se exerça o
direito à uma educação decente para todos.
No estágio devemos nos colocar a frente de situações que nos leve à desafiar nosso aprendizado.
O que podemos fazer como profissionais para mudar algumas idéias quanto
às aulas ao qual freqüentamos como estagiaria e que nos leva a questionar o
certo e o errado, pode esta ser questionada e mudada?
Respondendo esta pergunta a resposta é não porque a aula é mais uma
coisa rotineira e assim os alunos ficam entediados. Uma boa comparação que fiz
foi que em escolas particulares os alunos com 4 anos já começam a aprender as
letrinhas e na municipal não podemos ensinar nem a escrever o nome ficam só
pintando desenhos sei que faz parte do aprendizado,mas descobri que eles não
querem só isso querem ir além.
Quando fiquei sozinha com uma turma de 5 anos e tive que improvisar a
aula eu trabalhei com eles as vogais e foi muito gratificante esta aula porque
os alunos gostaram e todos fizeram, mas fui questionada por outras professoras
e algumas disseram que estava certo.
E agora fiquei sem saber direito se era certo ou não porque com tantas
professoras formadas e até com pós-graduação não sabiam direito em me
responder. Conclusão deste estágio tem muito profissional desatualizado ou eu
estou errada? Ficamos as vezes meio entediada com tudo isso e é por isso que o
estágio é tão importante ele faz com pensamos cada vez mais e nos leva ao certo
e ao errado.
E tomando parte do ensino/pesquisa, no estágio que procuramos proposta metodológica e política que nos faz
produzir saberes à respeito da prática pedagógica desenvolvida no cotidiano de
uma escola pública, e assim busco meios
de transformar as condições em que acontece o trabalho docente em algo
prazeroso e com qualidade.
A minha intenção é de que os alunos possam ver a escola como algo
prazeroso de se estar e para que eles um dia possam (re) construir a sua
história. Logo, a proposta de formação de professores que estamos veiculando é
aquela que coloca como eixo a reflexão das práticas pedagógicas, procurando
retirar dela os referenciais teóricos, aquilo que Zeichner chama de teorias
práticas. Pois são aquelas que surgem quando a professora pensa sobre a prática
que está desenvolvendo, reflete sobre ela, e faz a teorização ou cria saberes.
Isto porque, a reflexão como produto de um processo de trabalho árduo, pode
levar à teorização. E é essas teorias
práticas que possibilitarão ao professor perceber em que condições sociais se dão
o seu trabalho, levando-o a interferir nesse processo, para que de forma autônoma
e consciente, possa estar modificando-os, conseqüentemente, modificando o seu
fazer. Esta é uma opção metodológica em que assumimos a intenção política e
pedagógica de transformações de práticas docentes, em que o professor se
percebe como sujeito do processo ensino-aprendizagem.
“... a prática da
reflexão sobre a prática, no curso de Pedagogia, tem
favorecido as discussões sobre o processo
pedagógico, suas multifaces e suas questões
necessárias ... indaga a respeito de quem toma as
decisões sobre o rumo do processo
pedagógico e quais os interesses dos que participam
dessas decisões. (...) Todos têm voz e
vez para interferir na direção que o projeto do
curso vai assumindo.”(Piconez,1994:28-29).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estagio pode ser um eficiente
instrumento para a nossa formação, possibilitando: A aplicação prática da teoria
aprendida na escola, permitindo maior assimilação das matérias curriculares; Avaliar o acerto da escolha profissional e/ou suprir
eventuais deficiências na sua formação escolar; Atenuar o impacto da passagem
da vida estudantil para o mundo do trabalho; Antecipar o desenvolvimento de
atitudes/posturas profissionais, com estímulo ao senso crítico à criatividade.
Portanto para nos os estágios é a
oportunidade para que nos estudantes possamos colocar em prática os
conhecimentos adquiridos em sala de aula, de maneira que possamos vivenciar no
dia a dia a teoria, absorvendo melhor os conhecimentos, podendo refletir e
confirmar sobre a nossa escolha.
Os três estágios trabalhados
e os demais são importantes para nossa formação nos traz muitas duvidas e
respostas.
Ao colocar
nossa pratica de ensino como um dos eixos articulados da pratica reflexiva no
curso de pedagogia em questão, considera se que no estagio supervisionado nós o
aluno devemos nos aproximar de nossa realidade, ou seja, da realidade da sala
de aula ou da escola e a partir dos dados colhidos e observados podemos fazer
uma reflexão da pratica pedagógica efetiva da escola e este reflexão nos
proporciona informações que ajudara em nossa formação.
A vivência
de estágio é de grande importância para nosso futuro docente no sentido de não
somente observar o comportamento e rotina dos profissionais de ensino, mas
também detectar em si mesmo pontos fracos que devem ser trabalhados tanto no
quesito domínio de conteúdo quanto no âmbito pessoal e interpessoal.
Alem
disso o evento de maior importância ocorre logo nas primeiras horas de estágio:
o pretendente a futuro docente percebe logo na primeira aula se tem vocação ou
não para ser professor.
E talvez esse seja o melhor
momento para refletir se devemos continuar o nosso caminho como docente para
benefício não somente nosso, mas principalmente dos futuros alunos.
REFERÊNCIAS
PICONEZ, Stela C.B. (org) A prática de ensino e o estágio
supervisionado. 2.ed.Campinas,SP : Papirus, 1994.
LISTON, D.P., ZEICHNER, Keneth M. Formación del professorado y
condiciones sociales de la escolarización. Trad. Pablo Manzano. Espanha:
Morata. Fundación Paideia, 1993.
PIMENTA, Selma G. O estágio na formação do professor:
unidade, teoria e prática?. 2.ed., São Paulo : Cortez, 1995.
PAULO, Freiri
1993. pt.wikipedia.org/wiki. A Educação de
Jovens e Adultos no Brasil
Congresso Nacional. Lei Federal nº. 9.394. Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional
DEPARTAMENTO, de Educação de Jovens e Adultos.
Internet, sites educação
brasileira.
SOUZA, Maria Antonia. Educação de Jovens e
Adultos.
Curitiba: Ibpex, 2007. Revistaescola. abril.com. br
Web: wikipedia.org
ZILMA de M. R. de Oliveira - Educação infantil muito olhares. Editora Cortez.
TANIA
Sueli Azevedo, Nair Ferreira Gurgel do
Amaral e Carmem.
TEREZA
Velanga – Reflexões e sugestões práticas
para atuação na
Educação infantil – Editora Alínea e Átomo.
Autora Tãnia Tasca Mattos
Muito bom gostei valeu pela ajuda .... Sz
ResponderExcluirmuito bom o seu blog....me ajudou no que estava precisando!
ResponderExcluirobrigada!
Boa noite, Tânia!
ResponderExcluirExcelente o seu blog.Estou no 6º período de pedagogia, o tema para o meu TCC é (A Obesidade na Educação Infantil). Posso visualizar o seu TCC
completo? Desde já agradeço. um abraço, Norma.
normaluciassp@gmail.com
ResponderExcluir