Páginas

quarta-feira, 28 de março de 2012

Dicas de livros.

      
           Para sua fundamentaçao teórica 
           sugestões de leitura.
   DEMO,P. Pesquisa e construção de conhecimento.
  LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Metodologia cientifica.

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO-TRABALHO

          1- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de mostrar os três estágios ao qual mais me realizei profissionalmente. Todos os estágios foram muito proveitosos, mas esses com certeza se sobressaíram entre todos os outros.           Destaco a seguir os estágios que são: o Estágio do EJA, Ensino Médio e 4 a 6 anos.            Neste presente relatório tenho a oportunidade de falar novamente sobre estes estágios e o quanto foi gratificante de fazê-los alem do que aprendi muito, tanto teoricamente quanto na prática.           Para o curso de pedagogia este trabalho de estágio é muito importante, temos muitas duvidas e como muitos alunos do curso ainda não tiveram contato com a sala de aula e ainda não atuarão como docente acabam tendo varias duvidas e alguns anseios em sua atuação como professores no futuro e por isso temos os estágios. O estágio, na maioria das vezes, é o primeiro contato do futuro educador com a realidade escolar, oportunizando compartilhar construções de aprendizagem, bem como a aplicação do aprendizado teórico na prática da profissão escolhida.Durante o estágio supervisionado é possível a aplicação e concretização dos conhecimentos teóricos obtidos durante o curso é a oportunidade para nos professores em formação nos ensinar os princípios de cidadania e de responsabilidade social. Para que todas as atividades pedagógicas sejam desenvolvidas de forma coerente e fundamental a supervisão do professor orientador.
No relatório final podemos recapitular todo este trabalho maravilhoso que são os estágios e o quanto é importante para nos acadêmicos.Porque todo estágio é constituído pela construção de saberes docentes a partir de práticas pedagógicas e no estabelecimento de relações com a formação docente. Para este fim, as ações sistêmicas e reflexivas dos docentes e alunos se articulam de modo a que possibilitem tecer relações na complexidade e na pluralidade. Privilegia-se, neste processo, a articulação entre os saberes construídos no cotidiano das práticas pedagógicas com a formação docente. 


QUER VER O TRABALHO COMPLETO? é só comentar.

TCC FINAL-TRABALHO PRONTO


           EDUCAÇÃO INFANTIL COMEÇA NA CRECHE
1 INTRODUÇÂO
O tema do presente trabalho é: Educação começa na creche.
Qual a importância de freqüentar creches na vida das crianças?
Este trabalho teve como objetivo o de Identificar possíveis dificuldades entre as crianças freqüentadoras e não freqüentadoras e quais foram às diferenças encontradas entre elas.
Foram analisadas as crianças que freqüentaram com as que não freqüentaram creches e como foram seus desenvolvimentos e assim foi possível compará-las com crianças que não foram para a creche e se estas tiveram os mesmos desenvolvimentos.
Por que a educação infantil a meu ver era aquela que começava na creche e sendo assim era muito significativa para um bom desenvolvimento para a vida de uma criança. O gênero foi desenvolvido nesta pesquisa, com o intuito de verificar as possibilidades de pesquisar e analisar crianças que freqüentaram a creche e como foi seu desenvolvimento psicomotor, pedagógico, afetivo entre outros.
Os conceitos que foram desenvolvidos nesta pesquisa dizem respeito à identidade, separação, ao gênero, ao afastamento e à possibilidade dessas pessoas, ou seja, dos pais que sofrem com a separação junto com seus filhos a partir dessa experiência de deixá-los fora de casa (na creche ou escolinha).
O que deve ser melhor para seus filhos ficar em casa com a vovó ou com pessoas estranhas em lugares estranhos.
Tudo isso ma levou a pesquisar, refletir e perguntar se existia coisa melhor para uma criança que a escolinha de educação infantil e que só este recurso seria o melhor para uma criança.
E esta tem a função de educar, conduzir ao exterior, aperfeiçoando a criança para que ela possa desenvolver seu próprio ponto de vista.
Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semi-estruturada que foram realizadas através de pesquisas e observações com pais e pessoas conhecidas e com experiências na área ou no tema.

Quer ver o trabalho completo é só comentar.

EXEMPLO DE UM TCC PROJETO.


Identificação:

Tele sala:
Tutor responsável:

Tema: Educação infantil e creche.
 Como são as crianças que começam sua educação em uma creche e quais os pontos positivos e os negativos para aquela criança que não freqüentou uma creche.

Problema: Qual a importância de freqüentar creches na vida das crianças?

Objetivos: Pesquisar e analisar crianças que freqüentam a creche e como é seu desenvolvimento psicomotor, pedagógico entre outros.
 Identificar possíveis dificuldades entre as crianças freqüentadoras e não freqüentadoras quais são as diferenças entre elas.

Justificativas: Pretendo analisar crianças que freqüentam ou freqüentaram creches e como foram seus desenvolvimentos e assim poder compará-las com crianças que não foram para a creche e se estas tiveram os mesmos desenvolvimentos. Por que a educação infantil a meu ver começa na creche e ela é muito significativa para um bom desenvolvimento para a criança.
           Na creche/escola, ela conviverá com outras crianças da mesma faixa etária, que poderão apresentar comportamentos e atitudes, muitas vezes, diferentes das suas. Nesse novo ambiente, ela encontrará normas e regras, nem sempre as mesmas com as quais está habituada; terá novos aprendizados, inclusive o de compartilhar com outros o mesmo brinquedo. É uma nova etapa do seu processo de individualização, o qual a acompanhará ao longo da vida, através da ampliação constante de novas experiências. A creche é um continente, um universo que promove uma construção da rede de cuidados sobre toda a família.   
        
Trabalho completo é só comentar.

REGRAS PARA FAZER O TRABALHO


PAPEL:

A4 (21cm x 29,7).

MARGENS:
Superior e esquerda: 3,0 / Inferior e direita: 2,0.

FONTE:
Deve-se utilizar fonte Arial, tamanho 12 em todo o trabalho (com exceção das
citações de mais de três linhas e notas de rodapé, nas quais deve-se utilizar fonte
Arial, tamanho 10).

ESPAÇAMENTO:
Todo o texto deve ser digitado com espaço 1,5 entre linhas, excetuando-se
as citações acima de três linhas, notas de rodapé e Referências, que devem ser
digitadas com espaço simples.
Cada capítulo deve ser iniciado em uma nova página. Quando fizerem parte
de um mesmo capítulo, os títulos e subtítulos devem estar separados dos textos
anteriores por dois espaços de 1,5 entre linhas.
O parágrafo deve ser de 1,25 cm.

PAGINAÇÃO:
Devem-se contar todas as folhas de um trabalho acadêmico a partir da Folha
de Rosto, porém a numeração é colocada, tão somente, a partir da primeira folha da
parte textual, ou seja, da Introdução.
O número da página deve aparecer na parte superior direita de cada folha

TCC - FINAL

Bom você já fez o tcc  projeto e o desenvolvimento agora é o final.


O TCC – TEXTO FINAL deverá conter os seguintes elementos:
• Elementos pré-textuais: Capa, Folha de Rosto, (Dedicatória),
(Agradecimentos), (Epígrafe), Sumário e (Resumo). Obs: Os elementos
apresentados entre parênteses são opcionais.
• Elementos textuais: Introdução, Fundamentação Teórica,
Metodologia e Considerações Finais;
• Elementos pós-textuais: Referências, (Apêndices), (Anexos). Obs:
Os elementos apresentado entre parágrafos são opcionais.




1° ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS.
Capa, folha de rosto, dedicatória, agradecimentos, epigrafes, sumario e resumo.
Sendo opcional a dedicatória, agradecimentos epigrafe e o resumo.
2° ELEMENTOS TEXTUAIS.
Introdução, fundamentação teórica, metodologia e considerações finais.

INTRODUÇÃO
Deve utilizar as informações citadas em seu tcc projeto, este texto deve ser um texto continuo com uma brve apresentação sobre o tema escolhido.
Dicas: comente seu problema ao qual você expôs no seu tcc, quais os objetivos
que alcançou com sua pesquisa, justifique a importância do seu trabalho para sua formação e  descreva  como foram os conteúdos trabalhados para chegar a sua fundamentação teórica.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Este você deve incluir a fundamentação teórica do seu tcc desenvolvimento, mas deve cuidar as revisões corrigidas pelo seu tutor no seu tcc desenvolvimento se acaso tiver.
Faça seu tcc final com o tempo no passado, passe todos os verbos para o passado.

METODOLOGIA
Também vai usar a metodologia apresentada no seu tcc desenvolvimento,mas verifica as correções nesta parte e não esqueça de passar os verbos para o passado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Apresente uma retrospectiva dos principais fatos importantes ao decorrer do seu trabalho e revise seus objetivos para ver se o mesmo foi alcançado e também você pode citar suas dificuldades, surpresas e pontos positivos ou negativos.

3° ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
Estes são: referencias, apêndices e anexos.
Apêndice pode ser opcional e o anexo também.

TCC-Desenvolvimento -Duvidas pergunte.

Se você estiver fazendo este TCC é porque já fez o projeto.
Agora está na hora da fundamentação teórica e a metodologia de sua pesquisa.

1° ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS.
Capa - nome, titulo do projeto cidade e ano e a instituição.
Não tem folha de rosto, introdução e conclusão.

2° ELEMENTOS TEXTUAIS.
São dois: fundamentação teórica e metodologia.
Na fundamentação teórica baseia-se no texto ao qual você deve articular suas ideias com textos de outros autores, este contem reflexões e discussões de sua própria autoria.
Você pode citar obras de outros autores a fim de que você possa se apoiar em argumentos ou produções anteriores para que você possa contribuir em sua área de estudo.
Nesta fundamentação teórica vai um titulo, não intitular como tal, mas um titulo relacionado ao conteúdo escolhido.
Metodologia esta é dividida em dois momentos: Fundamentação metodológica e procedimentos.

3° ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS.
Neste elementos são constituído só pela referências.
Todos autores citados no TCC deve listar na referências.




TCC- PROJETO - Duvidas faça sua pergunta.


Como fazer seu TCC projeto.

1° Elementos pré textuais.
CAPA 
Na capa vai o nome da sua instituição, seu nome , titulo do projeto, cidade e o ano.

2°Elementos textuais. TEMA-IDENTIFICAÇÃO-PROBLEMA

OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA.


-O tema é o assunto que você vai tratar em seu trabalho e este é o mesmo que vai no titulo ou seja na capa do seu trabalho.

-Identificação é o seu nome na capa, do seu tutor e da telessala.
Problema é a pergunta ao qual você faz e você responde através de suas pesquisas, defina seu problema o que você realmente quer ou pretende estuda-lo.

-Objetivos faça uma descriçao sobre seus principais objetivos ao qual você pretende com a realização de seu trabalho. Dica use bastante verbos tais como: comparar, investigar,analisar e identificar.

-Justificativa é quando através de seu trabalho você argumentara sobre a importância da sua realização quanto ao tema que escolheu para área de conhecimento para educação ( se for nesta área) e para sua formação.

3°Elementos pós-textuais.REFERÊNCIAS

Todos autores citados, paginas da web, livros ou qualquer outro meio de pesquisa
 em seu Referências Todos deve aparecer nas referencias.