Páginas

sábado, 12 de maio de 2012

Rever -Citações em trabalhos acadêmicos com exemplos.

    

      Quem já visitou meu blog antes vai ver que sempre eu tenho uma citação nos artigos que publico,
 porque? porque ele faz a grande diferença em seus trabalhos e isso pode ser feito em qualquer curso, sei que o meu defende muito a ideia da educação, mas é valido para outros trabalhos,ou seja, em outras áreas.

      As citações na produção textual são feitas para apoiar uma hipótese, sustentar uma ideia ou ilustrar um raciocínio.
  Sua função é oferecer ao leitor o respaldo necessário para que ele possa comprovar a veracidade das informações fornecidas e possibilitar o seu aprofundamento.

      Se ainda tiver alguma duvida é só ver alguns artigos mais antigos e você terá uma ideia mais conclusiva sobre este assunto.
      Eu estou frisando mais este assunto porque uma boa citação faz muita diferença em seu trabalho, experiência própria.
      Mas nunca esquecendo das regras porque dependendo de sua citação elas tem suas regras, como aspas, linhas etc...

      Exemplo de citação para um trabalho sobre educação infantil:

TCC-DESENVOLVIMENTO
TEMA: A importância da criança na a educação infantil

Sua passagem pela creche e pré-escola pode ser uma fase muito importante para seu bom desenvolvimento infantil.
Nada mais importante do que começar este trabalho com referencias das leis da educação brasileira sendo esta a primeira.

    A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (LDB 9394/96, art. 29)

 Como se vê neste artigo da lei, cabe a escola complementar a ação da família no desenvolvimento da criança na sua globalidade, potencializando o desenvolvimento integral da criança.

  Ex-2 Mesmo trabalho.
  No decorrer dos séculos, como mostra a história, surgiu diferentes concepções de infância. Primeiramente, a criança era vista como um adulto em miniatura (adulto centro), e seu cuidado e educação eram feitos pela família em especial pela mãe. Ainda existiam instituições alternativas que serviam para cuidado das crianças em situações desfavoráveis ou rejeitadas.

     A descoberta da infância começou sem dúvida no século XIII, e sua evolução pode ser acompanhada na história da arte e na iconografia dos séculos XV e XVI. Mas os sinais de seu desenvolvimento particularmente numerosos e significativos a partir do fim   do século XVI e durante o século XVII.  (ARIÉS, 1981 p. 65)
   Sabe-se, que, antigamente o sentimento de infância era inexistente. Segundo Ariés (1981), relata que até mais ou menos por volta do século XVI, não existia a particularidade da consciência sobre o universo infantil.

Espero que estes exemplos ajudem vocês em seus trabalhos, mas quero lembrar que estas citações de exemplos não estão formatadas como realmente deve ser apresentadas nos trabalhos.


















O processo de aquisição do sistema fonológico, da gramática e da consciência lingüística.





A criança de poucos meses emite todos os tipos de sons, inclusive aquele que não pertence a sua língua materna e esse pode trazer dificuldade quando quiser aprender uma língua estrangeira.
Durante seu processo de aquisição do sistema fonológico, ela a criança começa com um inventario mínimo de fonemas e, à medida que se desenvolve, este tem como objetivo a ampliação até completá-lo aos poucos.
A complexidade de qualquer sistema linguístico é capaz de dar a dimensão do intrincado processo de aquisição da linguagem, já que adquirir uma língua implica o domínio dos diferentes aspectos
constitutivos da gramática, tanto aqueles de ordem estrutural como discursiva. Os estudos sobre o desenvolvimento linguístico são unânimes em mostrar que, apesar de toda a complexidade inerente às
gramáticas, a aquisição de um sistema linguístico ocorre com grande rapidez, sem apresentar fenômenos estranhos ao funcionamento das línguas. O que ocorre, portanto, no processo de aquisição da linguagem – a não realização de segmentos, emprego de um segmento por outro, por exemplo – é considerado natural e, no mais das vezes, equivale a fatos que fazem parte das gramáticas de diferentes sistemas.A pertinência de se usarem teorias fonológicas para expressar e explicar o que ocorre no processo de aquisição pode, então, ser arguida pelo fato de a criança, durante seu desenvolvimento linguístico,apresentar sempre uma gramática condizente com aquelas observadas nas línguas naturais – o que as crianças fazem, durante o processo de aquisição, é o que as línguas naturais fazem ou podem fazer. Cabe salientar que não somente a teoria linguística pode beneficiar se de evidências advindas do estudo do desenvolvimento da fonologia no processo de aquisição da linguagem: outras áreas da linguística aplicada, como a referente a patologias da fala, têm, nos dados da aquisição fonológica, material valioso para o discernimento do que é considerado normal e do que é identificado como desvio, além de fundamento para formas de terapia que se mostrem cada vez mais adequadas e mais eficazes. Também o campo da educação beneficia-se dos conhecimentos produzidos pelas pesquisas referentes à aquisição,uma vez que eles têm se mostrado essenciais tanto à compreensão de processos relacionados à aquisição da escrita, como para fornecerem subsídios à construção de novas proposições para o ensino.

Este assunto sobre o processo de aquisição  do sistema fonológico etc... é bem grande e nos mostra muito sobre tal assunto, mas não tem como eu publicar tudo portanto segue abaixo o site deste www.ufpel.edu.br/fae/caduc