INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA O ENRIQUECIMENTO
DO ATO DE ENSINAR NA ESCOLA
Interdisciplinaridade é definida amplamente
como uma interação existente entre duas ou mais disciplinas. Assim a
interdisciplinaridade vem como aspiração emergente em prol a superação da
racionalidade científica positivista, quebrando paradigmas e propondo a visão
de um todo, defendida até nos PCN's. No Brasil, o conceito de
interdisciplinaridade chegou pelo estudo da obra de Georges Gusdorf e
posteriormente da de Piaget.
A interdisciplinaridade contemplada nos PCN´s
assume como fundamento de integração e prática docente voltada para o
desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos, promovendo assim, a
mobilização da comunidade escolar em torno de objetivos educacionais mais
amplos.
Um trabalho
interdisciplinar, antes de garantir associação temática entre diferentes
disciplinas, deve buscar unidade da prática docente. Portanto, a
interdisciplinaridade na escola vem complementar as disciplinas, oferecendo aos
alunos um conhecimento baseado na totalidade da comunidade em que estão
inseridos.
Na sala de aula, ou em qualquer
outro ambiente de aprendizagem, são inúmeras as relações que intervêm no
processo de construção e organização do conhecimento. As múltiplas relações
entre professores, alunos e objetos de estudo constroem o contexto de trabalho
dentro do quais as relações de sentido são construídas. Nesse complexo
trabalho, o enfoque interdisciplinar aproxima o sujeito de sua realidade mais
ampla, auxilia os aprendizes na compreensão das complexas redes conceituais,
possibilita maior significado e sentido aos conteúdos da aprendizagem,
permitindo uma formação mais consistente e responsável.
TÂNIA
REFERÊNCIAS
Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais: BRASIL, Secretaria
de Educação Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL,
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
Ciências Naturais. Brasília, 1997.