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sexta-feira, 11 de maio de 2012

Uma escola democrática.



Uma escola democrática é uma escola que se baseia em princípios democráticos, em especial na democracia participativa, dando direitos de participação iguais para estudantes, professorese funcionários. Esses ambientes de ensino colocam as vozes da juventude como os atores centrais do processo educacional, ao engajar estudantes em cada aspecto das operações da escola, incluindo aprendizagem,
ensino e liderança. Os adultos participam do processo educacional facilitando as atividades de acordo com os interesses dos estudantes.
Outro aspecto importante de uma escola democrática é dar aos estudantes a possibilidade de escolher o que querem fazer com seu tempo. Em muitas escolas, não existe a obrigatoriedade de freqüentar as aulas. Os estudantes são livres para escolher as atividades que desejam ou que acham que devem fazer. Dessa forma aprendem a ter iniciativa. Eles também ganham a vantagem do aumento na velocidade e no aproveitamento do aprendizado, como acontece quando alguém está praticando uma atividade que é do seu interesse. Os estudantes dessas escolas são responsáveis por e têm o poder de dirigir seus estudos desde muito novos.

Wikipédia, a enciclopédia livre.


Educação física na Educação Infantil


De acordo com a autora Harrow (1988,p.18) o movimento está sempre ocorrendo este é internamente.
O movimento é a chave da vida e ele se encontra em movimentos intencionais,ou seja, ele coordena os domínios cognitivo, psicomotor e afetivo.
Este externamente, sofre constante modificações sendo elas provocadas pela aprendizagem anterior que é pelo meio ambiente e pela situação ao qual ele se encontra.
Harrow analisa as atividades e os movimentos realizados pelo homem primitivo e cita os sete

movimentos ou padrões motores essenciais à existência dos mesmos, que são: andar, correr,
pular, subir, levantar, pendurar-se e lançar.
As crianças pequenas, enquanto brincam, estão constantemente realizando esses tipos de atividades ou movimentos no decorrer do dia, estão sempre criando.


•Neste ensino de educação física para as crianças sendo esses o jogo que é uma atividade lúdica
prazerosa da qual a criança participa espontaneamente.
•Todo jogo, tem suas  regras que podem ser mudadas de acordo com as necessidades dos participantes.
Lúdico
Quer dizer prazer, alegria, satisfação, espontaneidade, felicidade etc.
•Nas atividades lúdicas, a criança encontra a autoexpressão, a autodescoberta, bem como
experimenta sensações, conhecendo a si mesma e, também, se relacionando com seus colegas, amigos e outros.
Nos jogos atendem não só o aspecto motor da criança, como também pode ser considerado como um
dos melhores meios para o desenvolvimento do aspecto social e também tem regras pré-fixadas.
•Nas brincadeiras não existem regras pré-fixadas, são espontâneas criadas no decorrer da atividade de acordo com a imaginação e as necessidades do grupo.
•As crianças se reúnem e vão brincar de casinha, de escola, de pular corda etc.
Classifica-se alguns em:

Jogos Motores: desenvolvem, segundo suas características (motora):a força, a velocidade
de movimentos, a coordenação neuromuscular, a agilidade (respeito, integração, cooperação, etc.).
Jogos Sensoriais: atuam sobre os sentidos, proporcionando sensações agradáveis, geralmente utilizados com crianças de pouca idade, ou crianças sensorialmente deficientes.
Jogos Psíquicos: subdividem-se em intelectivos e afetivos
Jogos Cooperativos: que tentam evitar o confronto, ou seja, não existem ganhadores e nem
perdedores.

Atividades Rítmicas e Expressivas
•As atividades rítmicas e expressivas englobam:
– os brinquedos ou brincadeiras cantadas; as danças folclóricas; o canto; as danças sociais e
danças circulares; jogos rítmicos e bandinhas rítmicas; dramatizações etc.
Brinquedos Cantados ou Brincadeiras Cantadas, As Brincadeiras de Roda, é muito importante compreender a importância da metodologia e da avaliação na Educação Física na Educação Infantil.
•Bem como saber elaborar e executar programas de ensino para as diversas faixas etárias da Educação Infantil.


Prof.Nezilda Leci Godoy Gonçalves





Alfabetização.

Analise sintática.




A análise sintática encarrega-se de examinar, classificar e reconhecer as estruturas da sintaxe, isto é, os períodos, as orações e os termos das orações.


A análise sintática segue uma sequência lógica: a frase é composta de períodos, o período é decomposto em orações, as orações em sintagmas, onde podemos definir os termos e estes são analisados.
Uma frase é todo trecho que possui sentido.
Oração é uma frase, ou parte de uma frase que possui estrutura sintática completa ou quase completa.
Em uma frase podem existir uma ou mais orações.
Existem vários tipos de orações, são classificadas de acordo com sua função sintática na frase. Se uma oração depende da outra chamamos uma de principal e a outra de subordinada. Se uma não depender da outra, chamamos de coordenada.
O período é classificado de acordo com a quantidade de orações que há na frase. Se houver apenas uma oração, o período é simples, se houver mais, ele é composto. Chamamos de núcleo a palavra que exerce maior função em um termo. Caso houver relação de subordinação de termos com o núcleo, haverá o sintagma.

O que é sociologia ?


A complexidade da realidade demanda uma visão crítica e autocrítica sobre a mesma -– papel da Sociologia.
 Essa visão implica em uma posição que seja, ao mesmo tempo, questionadora e interdisciplinar.
 Qual o nosso papel em uma sociedade do conhecimento, onde
20% da população detém 80% das riquezas mundiais?
 Qual o nosso papel frente à política partidária?
 Qual o nosso papel frente às questões ambientais?
 Qual o nosso papel frente aos movimentos sociais, ONGs,
sindicatos, associações?
 Qual o nosso papel frente às religiões?
 Qual o nosso papel frente...

Sociologia é pensar a realidade, tanto no plano analítico como no plano da intervenção nesta realidade.

Tarefas da Sociologia
1) identificar o que é um problema social
2) desenvolver teorias - modelos seletivos
da realidade que servem para
representá-la e, não necessariamente,
para interpretá-la
3) construção de alternativas aos
problemas sociais.

Prof. Dr. Daniel Soczek.


A sociologia é a parte das ciências humanas e estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos emassociações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.
Os resultados da pesquisa sociológica não são de interesse apenas de sociólogos/as. Cobrindo todas as áreas do convívio humano — desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da política na sociedade ou o comportamento religioso —, a sociologia pode vir a interessar, em diferentes graus de intensidade, a diversas outras áreas do saber. Entretanto, os maiores interessados na produção e sistematização do conhecimento sociológico atualmente são o Estado, normalmente o principal financiador da pesquisa desta disciplina científica, e a sociedade civil organizada (movimentos sociais por exemplo).
Assim como toda ciência, a sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. Ainda que esta tarefa não seja objetivamente alcançável, é tarefa da sociologia transformar as malhas da rede com a qual ela capta a realidade social cada vez mais estreitas. Por essa razão, o conhecimento sociológico, através dos seus conceitos, teorias e métodos, pode constituir para as pessoas um excelente instrumento de compreensão das situações com que se defrontam na vida cotidiana, das suas múltiplas relações sociais e, consequentemente, de si mesmas como seres inevitavelmente sociais.
A sociologia ocupa-se, ao mesmo tempo, das observações do que é repetitivo nas relações sociais para daí formular generalizações teóricas; e também se interessa por eventos únicos sujeitos à inferência sociológica (como, por exemplo, o surgimento do capitalismo ou a gênese do Estado Moderno), procurando explicá-los no seu significado e importância singulares).
Wikipédia, a enciclopédia livre.












Produção textual.


Para se produzir um bom texto é necessário que alguns aspectos sejam revistos:

O tema geral: é o assunto a ser tratado que normalmente abre espaço a outras vertentes, como por exemplo: a globalização. É proposto em praticamente toda produção de texto a ser realizada.

O tema específico: não é fornecido. Trata-se da delimitação do assunto proposto, como por exemplo: as consequências da globalização na economia. Quanto mais o escritor especificar o tema geral, mais focado em um objetivo estará e, portanto, mais seguro. Veja: As consequências da globalização na economia brasileira.

Em vestibulares há a coletânea, trechos de textos que abordam de formas diferentes o tema proposto. Escolha a abordagem da coletânea que mais o agrada, pois nunca escreva sobre algo que não sabe a respeito.

Se não houver coletânea, faça conforme especificado no “tema específico”: delimite o assunto comum proposto em um assunto particular que você tenha conhecimento sobre.

Ambiente: se puder escolher, vá para o lugar da casa ou da escola onde você possa se desligar do mundo exterior, para se aprofundar no que irá escrever. Se não puder, busque na sala de aula esse lugar de conforto, de quietude. Além disso, o ambiente deve estar bastante iluminado e arejado.

Estrutura: Faça uma introdução de no máximo cinco linhas e aponte nesse momento o assunto a ser tratado, além de levantar seu ponto de vista. No caso da narração, introduza a personagem e o conflito a ser solucionado. No desenvolvimento, esclareça seus argumentos, coloque exemplos, assinale fatos que estejam de acordo com seu ponto de vista sobre o tema. Se for uma narrativa, é o momento de expor os acontecimentos, as ações das personagens. Faça uma conclusão, também em poucas linhas, que reforce ainda mais sua visão sobre o assunto específico e mais ainda, dê uma sugestão, uma resolução. Na narrativa, exponha a solução do conflito.

Rascunho: Use o rascunho para que não rasure, para que tenha certeza do que irá escrever, para evitar erros de grafia, pontuação e concordância, pois é uma chance para rever o que escreveu.

Importante: Sempre se coloque no papel de leitor, imaginando que aquele texto está em um jornal, revista ou em um livro. Dessa forma, você terá uma visão crítica a respeito de si mesmo enquanto escritor!


Por Sabrina Vilarinho

www.brasilescola.com/redacao/producao-texto.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Elaboração de um relatório de estágio.PASSO A PASSO

O Relatório de Estágio deve ser escrito de acordo com as Normas Acadêmicas.

A parte textual do Relatório de Estágio (constituída por Introdução,
Desenvolvimento e Considerações Finais), deve ter no mínimo, 10 (dez) páginas e,
no máximo, 20 (vinte) páginas. (conforme o que pedir sua instituição).

O Estágio e elaboração de seu respectivo Relatório  devem ser realizados individualmente.


SUMÁRIO ( ABAIXO É SÓ UM EXEMPLO)

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................03
2 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA OU PROJETO.....................................................04
3 CARACTERIZAÇÃO DOS EDUCANDOS ............................................................05
4 ATIVIDADES DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO. ....................................................06
5 PARECER DO ESTÁGIO....................................................................................07
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................08
REFERÊNCIAS ....................................................................................................09
APÊNDICE 1 - PLANOS DE AULA (SE HOUVER) .................................................10

Começa a contagem de paginas desde a capa, mas este só começa aparecer na introdução.


INTRODUÇÃO
Apresentar o tema “Estágio Supervisionado.
Indicar os objetivos, (sua dimensão teórico-prática), justificar a importância
(mencionar a importância do estágio para a formação do profissional da educação) e
descrever a metodologia utilizada para o desenvolvimento do estágio; Descrever
sucintamente os itens que serão trabalhados dentro do Relatório.
*Este item deverá ter no mínimo 1 (uma) página e no
máximo 2 (duas) páginas e deve ser construído em
texto corrido.


IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA OU DO seu PROJETO.
Elaborar o texto descrevendo o local onde é desenvolvido o seu trabalho, se é escola
(dizer qual bairro, se é Municipal, Estadual, Federal ou Privada), se é outro local,
caracterizá-lo, comentar como surgiu o projeto, no local etc. Ou seja,
comentar sobre o lugar onde é desenvolvida a seu trabalho.
**Este item deverá ter no mínimo 1 (uma) página e no
máximo 2 (duas) páginas e deve ser construído em
texto corrido.


CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Elaborar texto descrevendo a idade dos alunos (se for em uma escola), os materiais
didáticos, a formação da professora ou educadora, o sistema de avaliação.
Relatar como é o espaço físico destinado ao desenvolvimento das aulas (caso seu trabalho for de educação)  Descrever a prática do profissional da instituição.
**Este item deverá ter no mínimo 2 (duas) páginas e
no máximo 4 (quatro) páginas e deve ser construído
em texto corrido.


PARECER DO ESTÁGIO
Relatar o que o aluno indaga com relação as aulas, à prática educativa no geral
após a realização do Estágio. É o momento de avaliar o para quê serviu o estágio
 É o momento de expressar afirmações e indagações. Escrever sobre a concepção de
educação que pretende desenvolver em suas práticas pedagógicas e salientar
interrogações que têm sobre a educação e prática educativa e, no caso específico,
sobre a tal.
*Este item deverá ter no mínimo 1 (uma) página e no
máximo 2 (duas) páginas e deve ser construído em
texto corrido.

Este exemplo acima é de um estágio para escolas, mas serve como base para você criar o seu no seu curso, este será alterado pelo seu tema.
Quanto ao minimo e no máximo de paginas este deve ser consultado ao seu tutor.
E quanto ao trabalho individual  ou em grupo, só seu tutor poderá te responder



Duvidas, vai direto ao ponto e assim que ler seu comentário eu responderei.





A História da LDB .



Com a promulgação da Constituição de 1988, a LDB anterior (4024/61) foi considerada obsoleta, mas apenas em 1996 o debate sobre a nova lei foi concluído.

A atual LDB (Lei 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da educação Paulo Renato em 20 de dezembro de 1996. Baseada no princípio do direito universal à educação para todos, a LDB de 1996 trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores, como a inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica

O texto aprovado em 1996 é resultado de um longo embate, que durou cerca de seis anos, entre duas propostas distintas. A primeira conhecida como Projeto Jorge Hage foi o resultado de uma série de debates abertos com a sociedade, organizados pelo Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública, sendo apresentado na Câmara dos Deputados. A segunda proposta foi elaborada pelos senadores Darcy Ribeiro, Marco Maciel e Maurício Correa em articulação com o poder executivo através do MEC.

A principal divergência era em relação ao papel do Estado na educação. Enquanto a proposta dos setores organizados da sociedade civil apresentava uma grande preocupação com mecanismos de controle social do sistema de ensino, a proposta dos senadores previa uma estrutura de poder mais centrada nas mãos do governo. Apesar de conter alguns elementos levantados pelo primeiro grupo, o texto final da LDB se aproxima mais das idéias levantadas pelo segundo grupo, que contou com forte apoio do governo FHC nos últimos anos da tramitação.


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O QUE É DIVERSIDADE CULTURAL?


 Diversidade cultural tem como função unir todas as diferenças culturais em uma única, bem como a forma que se organizam e suas concepções religiosas e mor ais, utilizando a linguagem, as danças, a maneira de se vestir e suas tradições, o termo diz respeito a variedade de idéias, caracterizando os diferentes elementos da convivência e de determinados assuntos, referindo se também a crenças e a padrões de tempo e espaço, de d iferentes ângulos de visões e abordagem, a diversidade cultural é indicada para pessoas que são ligadas ao conceito de pluralidade, e podem encontrar uma comunhão na tolerância mutua. 
    A diversidade cultural é  um caminho que abrange boa parte das pessoas, dando a todos o direito de expressão, proporcionando as muitas sociedades que surgiram separadas e sentindo diferenças culturais o direito de se expressarem através de suas culturas, essas  diferenças culturais que existem entre os povos, também fazem com que  exista variações na forma de como as sociedades se organizam, e a maneira que interagem no seu ambiente mudando suas concepções.Importante dizer que a diversidade cultural preserva a sobrevivência e a longo prazo as culturas indígenas que são tão importantes para humanidade assim como a conservação de todas as espécies existentes no ecossistema.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Objetivos e Metas - PNE - Educação Infantil.


 1. Ampliar a oferta de educação infantil de forma a atender, em cinco anos, a 30% da
população de até 3 anos de idade ee 60% da população de 4 e 6 anos (ou 4 e 5 anos) e,
até o final da década, alcançar a meta de 50% das crianças de 0 a 3 anos e 80% das de 4
e 5 anos.
2. Elaborar, no prazo de um ano, padrões mínimos de infra-estrutura para o
funcionamento adequado das instituições de educação infantil (creches e pré-escolas)
públicas e privadas, que, respeitando as diversidades regionais, assegurem o
atendimento das características das distintas faixas etárias e das necessidades do
processo educativo quanto a:
a) espaço interno, com iluminação, insolação, ventilação, visão para o espaço externo,
rede elétrica e segurança, água potável, esgotamento sanitário;
b) instalações sanitárias e para a higiene pessoal das crianças;
c) instalações para preparo e/ou serviço de alimentação;
d) ambiente interno e externo para o desenvolvimento das atividades, conforme as
diretrizes curriculares e a metodologia da educação infantil, incluindo o repouso, a
expressão livre, o movimento e o brinquedo;
e) mobiliário, equipamentos e materiais pedagógicos;
f) adequação às características das crianças especiais.**
3. A partir do segundo ano deste plano, somente autorizar construção e funcionamento de
instituições de educação infantil, públicas ou privadas, que atendam aos requisitos de
infra-estrutura definidos no item anterior.
4. Adaptar os prédios de educação infantil de sorte que, em cinco anos, todos estejam
conformes aos padrões mínimos de infra-estrutura estabelecidos.
5. Estabelecer um Programa Nacional de Formação dos Profissionais de educação
infantil, com a colaboração da União, Estados e Municípios, inclusive das universidades e
institutos superiores de educação e organizações não-governamentais, que realize as
seguintes metas:
a) que, em cinco anos, todos os dirigentes de instituições de educação infantil possuam
formação apropriada em nível médio (modalidade Normal) e, em dez anos, formação de
nível superior;
b) que, em cinco anos, todos os professores tenham habilitação específica de nível médio
e, em dez anos, 70% tenham formação específica de nível superior.**
6. A partir da vigência deste plano, somente admitir novos profissionais na educação
infantil que possuam a titulação mínima em nível médio, modalidade normal, dando-se
preferência à admissão de profissionais graduados em curso específico de nível superior.
7. No prazo máximo de três anos a contar do início deste plano, colocar em execução
programa de formação em serviço, em cada município ou por grupos de Município,
preferencialmente em articulação com instituições de ensino superior, com a cooperação
técnica e financeira da União e dos Estados, para a atualização permanente e o
aprofundamento dos conhecimentos dos profissionais que atuam na educação infantil,
bem como para a formação do pessoal auxiliar.**
8. Assegurar que, em dois anos, todos os Municípios tenham definido sua política para a
educação infantil, com base nas diretrizes nacionais, nas normas complementares
estaduais e nas sugestões dos referenciais curriculares nacionais.
9. Assegurar que, em três anos, todas as instituições de educação infantil tenham
formulado, com a participação dos profissionais de educação neles envolvidos, seus
projetos pedagógicos.**
10. Estabelecer em todos os Municípios, no prazo de três anos, sempre que possível em
articulação com as instituições de ensino superior que tenham experiência na área, um
sistema de acompanhamento, controle e supervisão da educação infantil, nos
estabelecimentos públicos e privados, visando ao apoio técnico-pedagógico para a
melhoria da qualidade e à garantia do cumprimento dos padrões mínimos estabelecidos
pelas diretrizes nacionais e estaduais.
11. Instituir mecanismos de colaboração entre os setores da educação, saúde e
assistência na manutenção, expansão, administração, controle e avaliação das
instituições de atendimento das crianças de 0 a 3 anos de idade.**
12. Garantir a alimentação escolar para as crianças atendidas na educação infantil, nos
estabelecimentos públicos e conveniados, através da colaboração financeira da União e
dos Estados.**
13. Assegurar, em todos os Municípios, o fornecimento de materiais pedagógicos
adequados às faixas etárias e às necessidades do trabalho educacional, de forma que,
em cinco anos, sejam atendidos os padrões mínimos de infra-estrutura definidos na meta
nº 2. **
14. Incluir as creches ou entidades equivalentes no sistema nacional de estatísticas
educacionais, no prazo de três anos.*
15. Extinguir as clas ses de alfabetização incorporando imediatamente as crianças no
ensino fundamental e matricular, também, naquele nível todas as crianças de 7 anos ou
mais que se encontrem na educação infantil.
16. Implantar conselhos escolares e outras formas de participação da comunidade escolar
e local na melhoria do funcionamento das instituições de educação infantil e no
enriquecimento das oportunidades educativas e dos recursos pedagógicos.
17. Estabelecer, até o final da década, em todos os Municípios e com a colaboração dos
setores responsáveis pela educação, saúde e assistência social e de organizações nãogovernamentais,
programas de orientação e apoio aos pais com filhos entre 0 e 3 anos,
oferecendo, inclusive, assistência financeira, jurídica e de suplementação alimentar nos
casos de pobreza, violência doméstica e desagregação familiar extrema.**
18. Adotar progressivamente o atendimento em tempo integral para as crianças de 0 a 6
anos.
19. Estabelecer parâmetros de qualidade dos serviços de educação infantil, como
referência para a supervisão, o controle e a avaliação, e como instrumento para a adoção
das medidas de melhoria da qualidade.**
20. Promover debates com a sociedade civil sobre o direito dos trabalhadores à
assistência gratuita a seus filhos e dependentes em creches e pré-escolas, estabelecido
no art. 7o, XXV, da Constituição Federal. ** Encaminhar ao Congresso Nacional projeto de
lei visando à regulamentação daquele dispositivo. *
21. Assegurar que, em todos os Municípios, além de outros recursos municipais os 10%
dos recursos de manutenção e desenvolvimento do ensino não vinculados ao FUNDEF
sejam aplicados, prioritariamente, na educação infantil.**
22. Ampliar o Programa de Garantia de Renda Mínima associado a ações sócioeducativas,
de sorte a atender, nos três primeiros anos deste Plano, a 50% das crianças
de 0 a 6 anos que se enquadram nos critérios de seleção da clientela e a 100% até o
sexto ano.**
23. Realizar estudos sobre custo da educação infantil com base nos parâmetros de
qualidade, com vistas a melhorar a eficiência e garantir a generalização da qualidade do
atendimento.**
24. Ampliar a oferta de cursos de formação de professores de educação infantil de nível
superior, com conteúdos específicos, prioritariamente nas regiões onde o déficit de
qualificação é maior, de modo a atingir a meta estabelecida pela LDB para a década da
educação.**
25. Exercer a ação supletiva da União e do Estado junto aos Municípios que apresentem
maiores necessidades técnicas e financeiras, nos termos dos arts. 30, VI e 211, § 1º, da
Constituição Federal.**
26. Observar as metas estabelecidas nos demais capítulos referentes à educação infantil.
(PNE-pag.14)

PNE-EDUCAÇÃO INFANTIL


               Plano Nacional de Educação

          A educação das crianças de zero a seis anos em estabelecimentos específicos de educação infantil vem crescendo no mundo inteiro e de forma bastante acelerada, seja em decorrência da necessidade da família de contar com uma instituição que se encarregue do cuidado e da educação de seus filhos pequenos, principalmente quando os pais trabalham fora de casa, seja pelos argumentos advindos das ciências que investigaram o processo de desenvolvimento da criança.
        Se a inteligência se forma a partir do nascimento e se há "janelas de oportunidade" na infância quando um determinado estímulo ou experiência exerce maior influência sobre a inteligência do que em qualquer outra época da vida, descuidar desse período significa desperdiçar um imenso potencial humano.
         Ao contrário, atendê-la com profissionais especializados capazes de fazer a mediação entre o que a criança já conhece e o que pode conhecer significa investir no desenvolvimento humano de forma inusitada.
           Hoje se sabe que há períodos cruciais no desenvolvimento, durante os quais o ambiente pode influenciar a maneira como o cérebro é ativado para exercer funções em áreas como a matemática, a linguagem, a música. Se essas oportunidades forem perdidas, será muito mais difícil obter os mesmos resultados mais tarde.
           À medida que essa ciência da criança se democratiza, a educação infantil ganha prestígio e interessados em investir nela.
           Não são apenas argumentos econômicos que têm levado governos, sociedade e famílias a investirem na atenção às crianças pequenas. Na base dessa questão está o direito ao cuidado e à educação a partir do nascimento. 
           A educação é elemento constitutivo da pessoa e, portanto, deve estar presente desde o momento em que ela nasce, como meio e condição de formação, desenvolvimento, integração social e realização pessoal.
          Além do direito da criança, a Constituição Federal estabelece o direito dos trabalhadores, pais e responsáveis, à educação de seus filhos e dependentes de zero a seis anos. Mas o argumento social é o que mais tem pesado na expressão da demanda e no seu atendimento por parte do Poder Público. 
          Ele deriva das condições limitantes das famílias trabalhadoras, mono parental, nuclear, das de renda familiar insuficiente para prover os meios adequados para o cuidado e educação de seus filhos pequenos e da impossibilidade de a maioria dos pais adquirirem os conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento da criança que a pedagogia oferece.
(PNE .EDUCAÇÃO INFANTIL pag.09)


SÍNTESE.


Para realizar uma boa síntese é necessário, antes de mais, ter compreendido o texto original, para depois redigir um novo, com base no texto-fonte.
1ª fase: compreensão do texto original
Após a leitura global do texto em questão, deve-se proceder a detecção das ideias e dos acontecimentos principais, sublinhando as articulações lógicas e os exemplos.
2ª fase: construção do novo texto
Devemos introduzir o texto, apresentando o tema, o nome do autor e a tese (se existir) e, depois, ilustrá-lo com a exposição dos factor inerentes ao tema, ou seja, o problema do texto (o ponto central).
Sendo uma síntese, a ordem dos acontecimentos não tem de ser igual à do texto original, mas tem-se que respeitar as relações entre factos, sem alterar o seu significado.
A síntese é sempre redigida na terceira pessoa, de forma concisa e clara, nunca transcrevendo em discurso direto.



Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/linguistics/500661

O que é uma resenha.



Resenha é um texto que serve para apresentar outro (texto-base), desconhecido do leitor.
Para bem apresentá-lo, é necessário além de dar uma ideia resumida dos assuntos tratados, apresentar o maior número de informações sobre o trabalho: fatores que, ao lado de uma abordagem crítica e de relações intertextuais, darão ao leitor os requisitos mínimos para que ele se oriente quanto ao grau de interesse do texto-base.
Quando se trata de resenha científica, ou trabalho acadêmico de divulgação, apresenta síntese e crítica sobre trabalho cientifico mais longo. Pode ser elaborado com base em leitura motivada por interesse próprio ou sob demanda editorial. Visa geralmente à publicação em periódico técnico ou mesmo visando divulgação de conhecimento ao grande público pela veiculação em mídia ampla. Nesses casos a resenha é, geralmente, feita por um cientista da mesma área de conhecimento do texto-base. A resenha é uma abordagem que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele.


Wikipédia.org.


terça-feira, 8 de maio de 2012

INTERDISCIPLINARIDADE


INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA O ENRIQUECIMENTO DO ATO DE ENSINAR NA ESCOLA
             
  Interdisciplinaridade é definida amplamente como uma interação existente entre duas ou mais disciplinas. Assim a interdisciplinaridade vem como aspiração emergente em prol a superação da racionalidade científica positivista, quebrando paradigmas e propondo a visão de um todo, defendida até nos PCN's. No Brasil, o conceito de interdisciplinaridade chegou pelo estudo da obra de Georges Gusdorf e posteriormente da de Piaget.
  A interdisciplinaridade contemplada nos PCN´s assume como fundamento de integração e prática docente voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos, promovendo assim, a mobilização da comunidade escolar em torno de objetivos educacionais mais amplos.
Um trabalho interdisciplinar, antes de garantir associação temática entre diferentes disciplinas, deve buscar unidade da prática docente. Portanto, a interdisciplinaridade na escola vem complementar as disciplinas, oferecendo aos alunos um conhecimento baseado na totalidade da comunidade em que estão inseridos.
           Na sala de aula, ou em qualquer outro ambiente de aprendizagem, são inúmeras as relações que intervêm no processo de construção e organização do conhecimento. As múltiplas relações entre professores, alunos e objetos de estudo constroem o contexto de trabalho dentro do quais as relações de sentido são construídas. Nesse complexo trabalho, o enfoque interdisciplinar aproxima o sujeito de sua realidade mais ampla, auxilia os aprendizes na compreensão das complexas redes conceituais, possibilita maior significado e sentido aos conteúdos da aprendizagem, permitindo uma formação mais consistente e responsável.

TÂNIA
REFERÊNCIAS
Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: BRASIL, Secretaria de Educação Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília, 1997.

            
         

UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR...


UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMATICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Na interdisciplinaridade, duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento. Dessa forma, a abordagem interdisciplinar só acontece quando os conteúdos das disciplinas se relacionam para ampla compreensão de um tema estudado. A interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas no interior de um mesmo projeto. Ela busca responder à necessidade de superação da visão fragmentada nos processos de produção e socialização do conhecimento. Trata-se de um movimento que caminha para novas formas de organização do conhecimento ou para um novo sistema de sua produção, difusão e transferência.
O trabalho com Projetos é muito rico de significados, por meio dos projetos o educador pode trabalhar conceitos de todas as disciplinas dentro de um mesmo assunto, despertando assim o interesse dos alunos, fazendo com que pesquisem e construam um conhecimento globalizado, não fragmentado sobre esse assunto, por isso o trabalho com projetos é um dos meios mais completos.



TÂNIA