Páginas

terça-feira, 8 de maio de 2012

INTERDISCIPLINARIDADE


INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA O ENRIQUECIMENTO DO ATO DE ENSINAR NA ESCOLA
             
  Interdisciplinaridade é definida amplamente como uma interação existente entre duas ou mais disciplinas. Assim a interdisciplinaridade vem como aspiração emergente em prol a superação da racionalidade científica positivista, quebrando paradigmas e propondo a visão de um todo, defendida até nos PCN's. No Brasil, o conceito de interdisciplinaridade chegou pelo estudo da obra de Georges Gusdorf e posteriormente da de Piaget.
  A interdisciplinaridade contemplada nos PCN´s assume como fundamento de integração e prática docente voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos, promovendo assim, a mobilização da comunidade escolar em torno de objetivos educacionais mais amplos.
Um trabalho interdisciplinar, antes de garantir associação temática entre diferentes disciplinas, deve buscar unidade da prática docente. Portanto, a interdisciplinaridade na escola vem complementar as disciplinas, oferecendo aos alunos um conhecimento baseado na totalidade da comunidade em que estão inseridos.
           Na sala de aula, ou em qualquer outro ambiente de aprendizagem, são inúmeras as relações que intervêm no processo de construção e organização do conhecimento. As múltiplas relações entre professores, alunos e objetos de estudo constroem o contexto de trabalho dentro do quais as relações de sentido são construídas. Nesse complexo trabalho, o enfoque interdisciplinar aproxima o sujeito de sua realidade mais ampla, auxilia os aprendizes na compreensão das complexas redes conceituais, possibilita maior significado e sentido aos conteúdos da aprendizagem, permitindo uma formação mais consistente e responsável.

TÂNIA
REFERÊNCIAS
Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: BRASIL, Secretaria de Educação Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília, 1997.

            
         

2 comentários:

  1. OI Tânia achei muito bom esse assunto sobre a interdiciplinar na escola, estou fazendo meu tcc em metodologia do ensino das arte e gostaria de saber se vc tem algum projeto que engloba o artesanato e as outras materias. Pois gostaria de saber se encontro um projeto que foi convidado um artesão que produz um artesanato nato que vem dar uma contar para os alunos toda sua historia e o projeto englobar todas as outras matérias. mas estou fora da sala de aula,sou professora já lecionei por 9 anos em escola infantil mas atualmete não estou lecionando.
    Tenho bastante material pesquisado só falta essa experiência para compor meu trabalho conto com você desde já obrigado
    Ah! se tiver alguma sugestão eu aceito bjussssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu imail sononhaolieira@gmail.com ou
      smarypeixoto@ibest.com.br

      Excluir