Plano Nacional de Educação
Se a inteligência se forma a partir do nascimento e se há
"janelas de oportunidade" na infância quando um determinado estímulo
ou experiência exerce maior influência sobre a inteligência do que em qualquer
outra época da vida, descuidar desse período significa desperdiçar um imenso
potencial humano.
Ao contrário, atendê-la
com profissionais especializados capazes de fazer a mediação entre o que a
criança já conhece e o que pode conhecer significa investir no desenvolvimento
humano de forma inusitada.
Hoje se sabe que há períodos cruciais no
desenvolvimento, durante os quais o ambiente pode influenciar a maneira como o
cérebro é ativado para exercer funções em áreas como a matemática, a linguagem,
a música. Se essas oportunidades forem perdidas, será muito mais difícil obter
os mesmos resultados mais tarde.
À medida que essa ciência da criança
se democratiza, a educação infantil ganha prestígio e interessados em investir
nela.
Não são apenas argumentos econômicos que têm levado governos,
sociedade e famílias a investirem na atenção às crianças pequenas. Na base
dessa questão está o direito ao cuidado e à educação a partir do nascimento.
A
educação é elemento constitutivo da pessoa e, portanto, deve estar presente
desde o momento em que ela nasce, como meio e condição de formação,
desenvolvimento, integração social e realização pessoal.
Além do direito da criança, a Constituição Federal estabelece
o direito dos trabalhadores, pais e responsáveis, à educação de seus filhos e
dependentes de zero a seis anos. Mas o argumento social é o que mais tem pesado
na expressão da demanda e no seu atendimento por parte do Poder Público.
Ele
deriva das condições limitantes das famílias trabalhadoras, mono parental,
nuclear, das de renda familiar insuficiente para prover os meios adequados para
o cuidado e educação de seus filhos pequenos e da impossibilidade de a maioria
dos pais adquirirem os conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento da
criança que a pedagogia oferece.
(PNE .EDUCAÇÃO
INFANTIL pag.09)
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