Critérios e premissas: o que deve ser
ensinado?
A equipe responsável pela elaboração
do documento de Ciências da Natureza e Matemática defende que:
(1) é através da formação de conceitos
que os principais objetivos do ensino de Ciências e Matemática são alcançados;
(2) a área pode se beneficiar muito de
uma metodologia que inclua a experimentação e a resolução de problemas.
Esta postura
entende a importância da inserção dos conceitos das Ciências e da Matemática na
realidade dos alunos e a importância da operacionalidade necessária à sua
utilização em situações práticas e acadêmicas.
Devemos priorizar
a aquisição de conhecimentos fundamentais em cada disciplina, diminuindo a
ênfase na memorização de procedimentos buscando a melhoria significativa do
aprendizado do aluno, através de uma ordenação lógica.
Rever os conteúdos, levando sempre
em consideração o que o aluno já aprendeu.
Matemática é uma ciência que foi
criada a fim de contar e resolver problemas cujas existências tinham
finalidades práticas. Teorias das mais complexas contadas por matemáticos sobrevoaram
a mente humana de como a matemática foi criada. Essa ciência difícil e com
complexidades pós o conhecimento humano foi criada a partir dos primeiros seres
racionais, a milhões de anos dos Homo sapiens. Ela foi criada com o intuito de
inventar uma lei sobre todas as quais ela é soberana e determina o possível e o
impossível com uma questão de lógica. Essa lógica serviu para os primeiros
raciocínios, desde trocas às vendas, de que nossos ancestrais necessitavam.
Na
História da Matemática, o ensino tradicional dominou a sala de aula durante
séculos, até o surgimento de novas maneiras de ensinar. No início do século XX
foram utilizados métodos clássicos que envolvem a repetição de algoritmos
(Tradicional), que dominavam as regras da aritmética, da álgebra e da geometria.
O papel da Matemática no Ensino
Fundamental como meio facilitador para a estruturação e o desenvolvimento do
pensamento do (a) aluno (a) e para a formação básica de sua cidadania.
É importante que a Matemática desempenhe,
equilibrada e indissociavelmente, seu papel na formação de capacidades
intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio
dedutivo do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e
atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de conhecimentos em
outras áreas curriculares.
Falar em formação básica para a
cidadania significa falar em inserção das pessoas no mundo do trabalho, das
relações sociais e da cultura, no âmbito da sociedade brasileira (MEC/SEF,
1997, p.29). Ao referir-se à pluralidade das etnias existentes no Brasil, à
diversidade e à riqueza do conhecimento matemático que nosso (a) aluno (a) já
traz para a sala de aula, enfatiza-se nos PCN's que o ensino da Matemática, a
par da valorização da pluralidade sociocultural do (a) educando (a), pode
colaborar para a transcendência do seu espaço social e para sua participação
ativa na transformação do seu meio.
Estudando a
história da matemática vemos que ela teve origem na necessidade de
sobrevivência do ser humano, que por milênios traçou sua história como
ferramenta para essa sobrevivência.
Com
o desenvolvimento humano e tecnológico da civilização, essa ferramenta evoluiu
e tornou-se tão essencial quanto abstrata, em sua maior parte. Sendo assim a
matemática ensinada nos anos iniciais escolares foi se distanciando do seu
antigo papel de ferramenta para o desenvolvimento. Segundo
Lopes, Viana, Lopes (2007) no princípio dessa história, essa ferramenta era
usada diretamente para contar ou verificar uma determinada quantidade ou para
verificar a exatidão de um negócio.
O papel da
Matemática comporta um amplo campo de relações, regularidades e coerências que
despertam a curiosidade e instigam a capacidade de generalizar, projetar,
prever e abstrair, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento
do raciocínio lógico do ser humano. A relação da criança com a matemática
se dá de diferentes maneiras e a forma como ela ocorre e de certa forma nós os
professores somos responsáveis por esta relação.
Tânia
REFERÊNCIAS
Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: BRASIL, Secretaria de Educação Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
LOPES, Sergio Roberto. Metodologia do ensino da matemática/ Sérgio Roberto Lopes, Ricardo Luiz Viana, Shiderlene Vieira de Almeida Lopes. – Curitiba: IBPEX, 2007.
REFERÊNCIAS
Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: BRASIL, Secretaria de Educação Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
LOPES, Sergio Roberto. Metodologia do ensino da matemática/ Sérgio Roberto Lopes, Ricardo Luiz Viana, Shiderlene Vieira de Almeida Lopes. – Curitiba: IBPEX, 2007.
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