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domingo, 6 de maio de 2012

A Aprendizagem Através da Informática






Seguindo alguns princípios de Piaget (1975), vemos que por exemplo no caso de crianças, as mesmas devem ter um determinado tempo adequado para gozar a sua infância, ter um
período ideal para entrada na escola e começar a partir dai a ser alfabetizada, ou seja, a criança deve alcançar e obter um certo grau mínimo de maturidade para aí sim se envolver com atribuições de maior responsabilidade. Sabemos, é verdade, que pelo simples fato de uma criança olhar e manipular um computador, pode levá-la a ter um certo impacto num primeiro momento, levando em alguns casos a alterações no quadro psicológico, pois o tratamento é feito com a máquina através de um processo mecanicista e artificial e não através do relacionamento com outros seres humanos. Devemos nos preocupar em propor e executar todas as técnicas viáveis e até aqui conhecidas tradicionalmente de aprendizado com as crianças, visando a influenciar sua imaginação, coordenação motora e criatividade como sempre fizemos. Mas e o computador, devemos utilizá-lo?

Vivemos numa época de ênfase na informação, tais como a presença das revistas, telejornais e internet, onde é preciso estarmos sempre informados. Mas é importante lembrar que informação não é conhecimento. O conhecimento envolve o estabelecimento de relações entre informações isoladas. Se pensarmos neste sentido, muito do que é chamado do conhecimento escolar é apenas informação, desconectada: conceitos vazios, para serem memorizados e esquecidos. A informação é descartável, justamente por não ter vínculos nem com outras informações, nem com conhecimento, mas, sobretudo, por não termos com ela vínculos emocionais, Guerra (2001).

As principais vantagens constatadas na utilização de computadores na educação com os alunos são:

-despertar da curiosidade;
-aumento da criatividade, principalmente nos casos de utilização no auxilio á aprendizagem de crianças deficientes,
-uma ferramenta poderosa como auxílio no aprendizado, como por exemplo a utilização de softwares educacionais (multimídia);
-uma produtividade maior em relação ao tempo necessário ao estudo propriamente dito;
-necessidade de um continuum de treinamento, para o acompanhamento tecnológico.

Alessandro Marco Rosini

3 comentários:

  1. Adorei o texto, bom conteúdo e explicativo.

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  2. Obrigado pelo carinho e com certeza seu comentário foi importante.

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  3. oi, me chamo mary e estou cursando o 1º ano de pedadagogia e logo de cara tenho que fazer um tcc curto com o tema informática na educação infantil, estou sem saber o que fazer , gostaria muito de alguma ideia, desde ja agradeço muito, obrigada.

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