Páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Como usar as citações...

  Ao ler uma citação de autores consagrados sobre sua obra sobre educação, não podemos de deixar de rever seus conceitos entre outros, e assim compara-la no que diz a respeito aos nossos conceitos.  Estes mentores da educação nos ajudam muito no que se refere a educação e por isso eu os menciono sempre.Ao fazer um trabalho de conclusão de curso com certeza você vai precisar destes pensadores e seu trabalho será realizado com exito.

Durkheim-citação

Toda educação consite num esforço continuo para impor as crianças maneiras de ver , de sentir e de agir as quais elas não chegariam espontaneamente   [...]Desde os primeiros anos de vida, são as crianças forçadas a comer , beber, dormir em horas regulares; são constrangidos a terem habitos higienicos, a serem calmas e obedientes; mais tarde obrigamo-las a aprender a pensar nos demais,respeitar usos e conveniencias, forçamo-las ao trabalho etc. (Durkheim, 1984, p.5)                                                            

Educadores que influenciaram a Educação Infantil


* Rousseau
   Nasceu em Genebra (Suíça), iniciando uma nova forma de entender as crianças, que até sua época eram vistas como adultos em miniatura. 

* Pestalozzi
Pestalozzi nasceu em Zurique (Suíça). Acreditava que a educação poderia aperfeiçoar o indivíduo e a sociedade.

* Fröebel
Viveu na Rússia de 1782 a 1852, sendo destacado como o fundador de Jardins de Infância, enfatizando o amor à natureza e à criança no processo educacional.


* Decroly
Decroly, educador belga, ressaltou que a criança deve solucionar os problemas e viver os momentos de existência infantil plenamente: esse é o destaque que colocou na educação infantil, compreendendo as condições do desenvolvimento infantil e não a preparação para a vida adulta, como era o pensamento educacional em vigor, na sua época.

* Montessori
Montessori, educadora italiana, estudou medicina, tendo-se doutorado nesta ciência pela Universidade de Roma, dedicou-se, a partir dos 25 anos, às crianças anormais na clínica daquela Universidade.

* Wallon (1879-1962)
Médico francês desenvolveu vários estudos na área da neurologia. Wallon propôs o estudo do desenvolvimento infantil, contemplando os aspectos da afetividade, da motricidade e da inteligencia.

* Freinet (1896 – 1966)
Este importante educador, cujo nome completo era Celestin Freinet, nasceu na França, onde viveu toda a sua vida. Preocupou-se com a modernização da educação e em como melhorar as técnicas a ela aplicadas, para que se relacionasse com a vida, tendo suas idéias penetrado em todo o mundo.



* Vygotsky (1986-1934)
Estudioso russo na área de história, literatura, filosofia e psicologia. Vygotsky dedicou-se à docência de 1920 a 1934, auxiliando na constituição de novos laboratórios de investigação, contribuindo para a criação e a organização de instituições de atenção às crianças portadoras de necessidades especiais e também escrevendo cerca de 200 trabalhos científicos.

* Piaget (1896 – 1980)
Esse educador nasceu na Suíça, realizou profundas pesquisas no desenvolvimento da criança, tendo escrito mais de 50 livros e monografias, além de centenas de artigos.

Os estudos desses teóricos possibilitaram uma nova compreensão do desenvolvimento infantil, embora nem sempre concordantes em todos os aspectos.

São pensadores que muito podem ajudar você com seu trabalho acadêmico da educação infantil. 




Rede SACI
09/08/2007

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Trabalhando o A.

Vamos trabalhar com a letra A.


A-B-E-L-H-A                 A-M-O-R-A          


.....BELH.....                ...M...O...R...A


B-A-N-A-N-A               L-A-R-A-N-J-A


B....N....N.....               L....R....N....J....


M-A-C-A-C-O              M-A-Ç-A


M....C....C...O              M...Ç...

Atividade

Atividades para 1° série.
Use desenhos bem coloridos e faça a criança copiar as letras uma por uma e depois formar a palavra.
Abaixo as palavras são só ex.













 ÁRVORE
 A.....................................................................
 R.....................................................................
 V..................................................................... 
 O..................................................................... 
 R..................................................................... 
 E.....................................................................


 ESCOLA
 E.....................................................................
 S....................................................................
 C....................................................................
 O....................................................................
 L....................................................................
 A....................................................................



quarta-feira, 11 de abril de 2012

Palhaço...


SE NO MUNDO EXISTISSEM
MAIS PALHAÇOS,
A VIDA SERIA MAIS ALEGRE,
COLORIDA, LEVE.

UM SORRISO INESGOTÁVEL,
MUITAS CORES NO AR,
FELICIDADE EM VOLTA,
ALEGRIAS SEM FIM.

LEVAR TUDO NA BRINCADEIRA,
RIR DAS PRÓPRIAS BESTEIRAS,
CONTAR SUAS DESVENTURAS,
ALEGRAR-SE COM DETALHES.

SORRIA, SEJA MAIS LEVE,
A VIDA É TÃO CURTA,
QUE NÃO VALE A PENA
SER ASSIM TÃO SÉRIO.
 

SÍLVIA PURPER


Meu neto.


Fiz esta montagem de leãozinho para meu netinho.

Turminha da creche

Eu fiz esta montagem quando trabalhei em uma escolinha.
São as coisinhas mais fofas.

Dicas para o dia das mães.

Artesanato


Facil de fazer pode ser agora para o dia das mães. 
Material que você vai precisar.         
  Uma lata , foto do aluno, termolina leitosa que é tipo uma cola, mas deixa o trabalho protegido.
Pinte a latinha e usa o papel com bichinhos ou outro da sua escolha.
Depois passe a termolina em cima da foto e de outras gravuras que botar.
Fica bem bonito e é fácil de fazer.

De sua opinião.

Quero ser professora !

Nem sempre só isso resolve sua vida, não basta apenas dizer vou ser professora ou quero ser professora.
Os obstáculos são grandes e começa com a gestão publica ou diretamente com a secretária de educação de cada estado.
Falta professores nas escolas, mas aonde andam as professoras que nos últimos anos se formaram?
É triste, mas ainda nos dias de hoje tem muito ainda o tal "QI" e se você não tem fica desempregado, mesmo com qualificação profissional.
Isso é um assunto urgente e u gostaria de saber sua opinião.

Um artigo que peguei de um anonimo, ao qual ele fala pouco, mas diz tudo.
www.apinfo.com/itfor24.htm

Como disse o José Cláudio, nos dias de hoje o QI -- Quem Indica, vale muito mais que qualquer formação, experiência e o mais bem elaborado currículo. Portanto, uma boa "rede de amigos" é, de longe, a melhor chave do sucesso [em se conseguir um emprego].




A professora e o aluno.

Como trabalhar em sala de aula.


1° Série do ensino fundamental.


A professora deve trabalhar com os alunos com objetivos claros e adequados ao nível da sua turma.
Procurando relacionar os conteúdos e as vivencias dos alunos, as dinâmicas usadas devem promover a
participação de todos os alunos fazendo com que eles tenham um grande interesse de participar.
Fazendo-se os uso de: jogos, músicas, leitura, dança etc...
Estes são alguns recursos utilizados, sendo acessível a sua turma.
A avaliação é observada diariamente através das atividades, leituras, dos ditados e dos trabalhinhos
estes feito em sala de aula.
Sempre procurando conciliar sua prática com a teoria, procurando passar ao aluno suas informações
importante e evidencias do seu aspecto cumulativo do conhecimento, ou seja, passar ao aluno o que é realmente possível, inovado, através de sua experiencia e sabedoria atualizada.

Gestão escolar...

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA


Gestão escolar
Uma ação interativa e trabalhos coletivos a serem compartilhados.
Estes são com ações de planejamentos e implantações, uma construção
coletiva e organizada e só será avaliado após sua realização.

                                Currículo
                                É uma avaliação em conjunto, ou seja, são decididos pela maioria.É um
                                importante elemento da organização escolar. Este implica necessariamente,
                                a interação entre sujeitos que tem o mesmo objetivo e a opção por uma meta
                                teórica que o sustente.

                                Projeto Pedagógico
                                Deve ser construído coletivamente , organizado e operacionalizado
                                em conjunto com a escola,comunidade, professores e alunos.
                                Sendo politico, consciente e fundamental.
                             

terça-feira, 10 de abril de 2012

História na Educação Fundamental.

Aula de história para 1° série do ensino fundamental.
Como dar aula de história e prender a atenção dos alunos.
Devemos considerar a aula de história como lugares ao qual os alunos possam aprender a ler, opinar e interpretar e assim expressar suas idéias.
As histórias que são contadas no seu dia a dia ao qual elas ouvem ou são contadas por elas mesmas,
No seu cotidiano elas adquirem noções da família com seus hábitos de ler, ouvir e contar histórias e noções de tempo o seu tempo de vida dos pais e dos avós.
Mostrar para criança que a história já vem do cotidiano ou seja cada dia que passa temos uma história diferente para ser contada.
Nesta face de estudo é mais comum a criança contar sua história através dos desenhos,o que fez nas férias, em casa, na casa do amiguinho, na casa dos avós em fim eles projetam suas histórias através de desenhos.
Essas histórias contadas poe eles são histórias vividas, inventadas ou que alguém contou a eles.
Faça com que a criança tenha suas fantasias e que elas possam viajar neste mundo fantástico entre a realidade e a fantasia.
                                                                                                                         
                                                                                                                            Tânia