Com brincadeiras e jogos o espaço escolar
pode-se transformar em um espaço agradável, prazeroso, de forma a permitir que
o educador alcance sucesso em sala de aula. Nós, educadores temos que ser
multifuncionais, ou seja, não apenas educadores, mas filósofos, sociólogos,
psicólogos, psicopedagogos, recreacionistas e muito mais, para que possamos
desenvolver as habilidades e a confiança necessária em nossos educando.
Com relação ao jogo, Piaget (1998)
acredita que ele é essencial na vida da criança. De início tem-se o jogo
de exercício que é aquele em que a criança repete uma determinada situação por
puro prazer, por ter apreciado seus efeitos. Em torno dos 2-3 e 5-6 anos
nota-se a ocorrência dos jogos simbólicos, que satisfazem a necessidade da
criança de não somente relembrar mentalmente o acontecido, mas de executar a
representação.
Percebe-se
que os educadores da atualidade precisam utilizar-se do lúdico na educação
infantil, ao diferenciar o trabalho da brincadeira a humanidade observou a
importância da criança que brinca. Começando a ser investigados pelos
pesquisadores que consideram a ação lúdica como metacomunicação, a
possibilidade da criança compreender o pensamento e linguagem do outro.
É preciso relembrar as funções da escola, entre elas está a proposta da preparação da criança para o convívio do grupo e em sociedade. Despontando-se inteligentes, curiosas, ativas, solidárias, criativas, integrada no meio em que vive que dialoga e participa da construção de seu caminho, ao mesmo tempo, ávida por afeto, brincar, correr, sorrir, chorar, viver e por sonhar. Para as crianças, o brincar e o jogar são modos de aprender e se desenvolver.
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olá vc tem algum tcc sobre esse tema, como a criança aprende brincando?
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