Páginas

sábado, 21 de abril de 2012

Fundamentos da educação infantil.



A importância da educação da criança de 0 a 6 anos - seu papel social.

A educação infantil tem papel social importante no desenvolvimento humano e social.
A prioridade é a escola fundamental, com acesso e permanência das crianças e aquisição dos conhecimentos, mas a luta pela escola fundamental não contraria a importância da educação infantil – primeira etapa da educação básica – para todos.
Em trabalho recente, Campos (1997) sintetizou os principais resultados de pesquisa feita na Grã-Bretanha, Estados Unidos e América Latina, que avaliaram os efeitos da freqüência a programas de educação infantil sobre o desenvolvimento e a escolaridade posterior de crianças de diversas origens sociais, étnicas e culturais. Conclui que a freqüência na pré escola favorece resultados de testes realizados no inicio da escolaridade formal; as crianças mais pobres parecem se beneficiar mais dessa experiência, sendo a qualidade da pré escola e da escola essencial. Embora as posições dos países sobre a educação da criança variem com a conjuntura política, para Campos a educação infantil se configura como uma das áreas educacionais que mais retribui á sociedade os recursos nela investidos, contribuindo para o desempenho posterior.

Este artigo sobre o papel social da educação infantil além de mostrar a importância da educação infantil da criança de 0 a 6 anos também trás :
A infância e cultura- outros espaços da educação infantil.
Infância e educação: desafios e possibilidades hoje.

Se estiver precisando para seu trabalho e quiser  todo o artigo em questão é só comentar.

Sonia Kramer



Nenhum comentário:

Postar um comentário