Páginas

domingo, 29 de abril de 2012

Educação infantil começa na creche.


É nos primeiros anos de vida que se definem o potencial de aprendizado, a estabilidade emocional, valores e diversas habilidades. Vários estudos mostram que quanto mais cedo à criança começa a freqüentar a escola, maior a possibilidade de que tenha um bom futuro.
 A creche e a pré-escola também colaboram com as mães: com o filho na escola desde cedo, elas podem trabalhar e garantir um aumento de renda (além de que, muitas vezes, a mãe é solteira e, portanto, a única fonte de renda da família).
O momento da inserção da criança nas creches às vezes é dolorido para os pais e para as crianças esta separação no começo é difícil, mas ao longo do tempo traz muitas compensações por isso é importante a inserção também dos pais na instituição a fim de compartilhar este novo processo juntos.
Através dos estágios supervisionados na educação infantil surgiu a idéia deste tema que nos dias de hoje beneficiam muitos os pais e as crianças.Em decorrência da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, a Declaração Universal dos Direitos da Criança - aprovada pela Assembléia Geral da ONU em 20 de novembro de 1959, no “Direito à educação gratuita e ao lazer infantil - Princípio VII”, a criança é contemplada como ator social pleno, sujeito de direitos, ou seja, cidadã:

            A criança tem direito a receber educação escolar, a qual será gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares. A criança tem direito a uma educação que favoreça sua cultura geral e lhe permita – em condições de igualdade de oportunidade – desenvolver suas aptidões e sua individualidade, seu senso de responsabilidade social e moral, chegando a ser um membro útil à sociedade. O interesse superior da criança deverá ser o interesse diretor daqueles que têm a responsabilidade por sua educação e orientação; tal responsabilidade incumbe, em primeira instância, a seus pais.
         A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras, os quais deverão estar dirigidos para a educação; a sociedade e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito.

          Para a sociedade um direito e para muitos pais uma necessidade porque podem trabalhar com tranqüilidade e seus filhos têm o cuidar e o educar.


Tânia

7 comentários:

  1. OI TANIA EU ESTOU PRECISANDO DA SUA AJUDA PARA FAZER O MEU TCC SERÁ QUE VOCÊ PODE ME AJUDAR EU VOU FALAR SOBRE A CRECHE MEU EMAIL É TET_MICHEL@HOTMAIL.COM OBRIGADA

    ResponderExcluir
  2. oi tania se você ler o meu comentário eu gostaria muito mesmo que você me ajudasse a fazer o meu tcc eu estou no ultimo ano de pedagogia preciso muito mesmo da sua ajuda preciso entregar o meu tcc em maio e o tempo ta passando rapido de mais se você me ajudar ficarei muito grato a você meu tema é sobre a creche meu email para contato é tet_michel@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  3. Seu tema é fácil porque temos muitos artigos na internet sobre tal. O que vc realmente precisa.

    ResponderExcluir
  4. ola tani preciso de ajuda pra fazer meu tcc meu tema é creche vc poderia me ajuda meu email é amanda_kelly01@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Muito bom. Objetivo e esclaesclarecedor.




    ResponderExcluir
  6. Muito bom. Objetivo e esclaesclarecedor.




    ResponderExcluir